Thiaguinho Santin, 13 anos, participa de etapa no Vale do Rio Pardo

Os primeiros três meses do ano geralmente significam o início das temporadas esportivas. No velocross gaúcho não é diferente. E hoje, 17, acontece a Abertura da 7ª Copa Mocva de Motovelocidade Amador, em Venâncio Aires. Um jovem piloto de Bento Gonçalves estará em busca da liderança em mais uma prova.

Thiaguinho Santin fará uma de suas primeiras participações em 2018. Aos 13 anos, o piloto usará a competição no Vale do Rio Pardo como preparação para os torneios mais disputados do Brasil. Os treinos livres são iniciados no período da tarde. À noite, às 19h30min, iniciam as provas na etapa noturna na pista do tradicional Parque do Chimarrão.

Em 2017, ele fez a estreia no Campeonato Brasileiro e no Campeonato Sul-Americano na categoria 65 cilindradas (cc). De acordo com o pai e apoiador, Thiago Santin, a participação serviu como teste. “Naquela ocasião, observarmos que era possível competir com os melhores em um torneio nacional, então, vamos seguir assim em 2018”, planeja.

Devido à estatura, o piloto bento-gonçalvense mudou de categoria para esta temporada. Agora, ele disputa no Junior – que de acordo com o regulamento da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM), pode ter participantes até os 16 anos e em motociclistas com até 150cc.

Na estreia em competições na nova categoria, Thiaguinho ficou com a segunda colocação na primeira etapa da Summer Cup, realizada em Anta Gorda no domingo, 4 de fevereiro. O resultado foi considerado positivo pela família – que funciona como uma equipe do jovem -, uma vez que foi a primeira atuação do ano.

Após a realização da prova em Venâncio Aires, Thiaguinho pretende participar do Campeonato Gaúcho e do Campeonato Brasileiro de Veloterra. O torneio nacional deve ter seu início ainda no mês de março, tendo suas etapas distribuídas nos estados da Região Sul do Brasil. A competição do Rio Grande do Sul deve ter oito etapas, sendo a primeira em Pedro Osório no dia 6 de abril.