Uma semana percorrendo três estados brasileiros (Goiás, Bahia e Tocantins) com largada em Goiânia e chegada em Palmas, em 3200 quilômetros. Esse foi o Rally dos Sertões de 2016, um dos mais difíceis da história de seus mais de 20 anos. E foi nessa competição que um bento-gonçalvense brilhou, para ser escolhido a revelação da edição. Rami Sfredo, de 28 anos, fez bonito com sua moto no Rally, já na sua estreia em um dos principais rallys do mundo.

De volta ao Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira, 12, e aproveitando a semana para descansar antes de voltar aos treinos, Rami avaliou a participação na competição como positiva, apesar de ter enfrentado dificuldades, como uma quebra na sexta etapa. “Infelizmente, na etapa maratona (quando o piloto deve percorrer mil quilômetros sem ajuda externa para manutenção), a moto quebrou, e fiquei pelo caminho”, lamenta.

Apesar do problema, os pontos de destaque superaram as adversidades. Rami conseguiu ficar entre os cinco primeiros na classificação geral (entre mais de 70 pilotos de motocicletas) em duas etapas, o que também garantiu a ele vitória na categoria Marathon. Em todas elas, Sfredo ficou pelo menos entre os 10 primeiros. “A avaliação é positiva. Acabei indo bem, por ser minha primeira participação. Foi válido”, comemora ele.

As principais dificuldades enfrentadas ao longo dos dias de prova, de acordo com ele, foram de calor e de resistência. Além disso, a etapa do Jalapão, no meio do deserto, foi desafiadora. “É um nível de exigência muito alto”, explica.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 17 de setembro