A todas as pessoas descritas aqui, o meu terno abraço e um convite para tomar um café, pois sem elas eu demoraria infinitamente mais para ser quem sou. Elas estão nas entrelinhas, pois foram a inspiração para esse texto. Ainda acredito nas pessoas. Acredito na reciprocidade, na positividade, na parceria, no crescimento. Cada vez que emano coisas boas, recebo-as em dobro. É muito difícil começar esse ciclo, mas a única coisa que posso dizer é que vale a pena.

E em meio a um mundo frio e calculista, ainda consigo enxergar o que as pessoas têm de melhor. Se não fosse assim, talvez eu fosse uma amargurada que vivesse sozinha porque todas as pessoas são más. Nós somos seres humanos, temos o nosso lado bom e o ruim. Só Jesus foi perfeito e bom, será que ninguém leu a Bíblia, não?
Você quer ir para algum lugar? Quer sair de onde está? Em primeiro lugar, faça algo diferente. Você não pode plantar batata o tempo inteiro e querer colher cenoura. Quer colher cenoura, plante cenoura. Em segundo lugar, não seja sozinho. E não estou falando só do ‘mozão’, estou falando de você se cercar de pessoas que lhe façam bem. Pessoas que estarão contigo em todos os momentos e não aquelas que só ficam do seu lado quando lhes convêm. Dessas pessoas você conhece outras pessoas, que indicam seu trabalho, que querem uma parceria, que querem te ajudar e se ajudar. De acordo com inúmeros estudos e pesquisas matemáticas, uma pessoa pode se conectar com qualquer outra do mundo em apenas seis passos (Teoria dos Seis Graus de Separação que você pode conferir abaixo).

A gente vive pregada à filosofia de que precisamos ser autosuficientes, que devemos saber nos virar sozinhos, sem depender de ninguém. Mas você acha que isso realmente acontece? Veja bem, para ter um cartão de crédito, você precisa falar com alguém, mandar um e-mail, uma mensagem ou fazer uma ligação. Ou quem sabe somente responder um formulário automático com uma conversa gravada, mas que alguém preparou e pensou nisso para você. Para alugar um apartamento sozinho você precisa falar com um corretor ou com o dono do imóvel. Então, mesmo que você tome as decisões e faça as coisas com o seu dinheiro, você se conecta a outras pessoas para realizar os seus sonhos. Quanto mais simpática, amigável e leve é essa conexão, mais fácil, mais rápido e mais seguro é cada passo. E dessa pessoa nova que apareceu na sua vida, pode acontecer muitas coisas. Um novo amigo, um novo amor, um novo parceiro de trabalho, um novo cliente. O que falta talvez é perceber que em cada detalhe há uma oportunidade.

Percebe-se uma decepção geral, um desconforto social e um pensamento cada vez mais pessimista. Também pudera, com todo o tipo de violência que assola o país: estupros, homicídios, acidentes, roubos. Talvez eu custe a entender algumas coisas e por isso ainda me importo e me dedico. Mas pensar que todas as pessoas são iguais está errado, até que provem o contrário. O que será de nós se não confiarmos uns nos outros de vez em quando, se não nos consolarmos ou se não passarmos um tempo juntos? Vivemos esperando pessoas melhores, enquanto perdemos o melhor de cada pessoa.