Você já fez inúmeras dietas para eliminar o sobrepeso, mas sempre volta a engordar mais do que antes? Saiba que uma solução para o seu problema pode estar em uma terapia cognitiva comportamental. De acordo com a psicóloga Tuani Bertamoni, que possui especialização em Psicoterapia Cognitiva Comportamental, o método ajuda pessoas que tiveram um longo histórico de dietas mal sucedidas e que acabam ficando com o efeito sanfona. “Através de técnicas comportamentais é possível apreender a agir melhor diante de eventos em que emoções como estresse, ansiedade, irritabilidade e tristeza estejam mais afloradas – geralmente são as emoções as quais mais predominam, quando as pessoas tendem a comer para compensar momentos desagradáveis que vieram a acontecer no seu dia. Além disso, o tratamento pode proporcionar a exercer melhor o autocontrole diante das situações e o autoconhecimento”, explica Tuani.

Vivemos em uma época em que a busca por um corpo perfeito se intensifica cada dia mais. Seja com a mídia conceituando padrões de “beleza” através de modelos esqueléticas ou até mesmo por uma questão de saúde, que se faz necessária nos dias de hoje. Para a especialista, a falta de tempo e o uso da comida para compensar sentimentos são fatores agravantes para o aumento de peso. “As pessoas estão com suas rotinas cada vez mais preenchidas com trabalho, estudos, filhos, sobrando pouco tempo para exercitar-se e conseguir preparar uma refeição adequada, com calma, para ser saboreada com prazer. A correria do dia a dia faz com que almoços sejam preparados muitas vezes de modo mais rápido, e nem sempre com opções mais saudáveis. Outras vezes a comida adquire outra função em nossas vidas que não a de nutrir, mas sim de compensação por determinados sentimentos”, afirma.

Hoje há inúmeras variedades de comida industrializada, rápidas e práticas de se preparar, mas nem sempre essa é uma opção mais saudável para uma refeição. A escolha pela opção mais saudável também é difícil em restaurantes, quando variedade de comida é muito grande. E como optar pela opção mais saudável e conseguir aderir à reeducação alimentar? “Várias pessoas relatam ter dificuldade em seguirem o plano alimentar, não conseguirem emagrecer somente com o acompanhamento nutricional, ou seguem por um tempo uma dieta rígida privando-se de várias coisas que desejam comer, e depois ganham todo peso que emagreceram de volta – o famoso efeito sanfona. Compulsão alimentar, ansiedade, depressão, estresse, além de outros problemas podem influenciar no processo de emagrecimento também. Assim o tratamento psicológico pode ser a peça chave no processo de emagrecimento. Quando não tratados, esses fatores podem vir a evoluir o quadro, podendo não comprometer apenas a perca de peso do indivíduo, mas também a qualidade de vida”, explica Tuani.

Segundo Tuani, a psicologia ajuda a identificar quais são os fatores que levam uma pessoa a comer de maneira compulsiva, viabilizando o resgate da autoestima, abalada pela questão da obesidade. “Com a Terapia Cognitiva Comportamental a pessoa aprende a pensar de uma forma diferente, superando pensamentos sabotadores. Através de técnicas comportamentais consegue ressignificar o pensamento, reformulando seus hábitos alimentares, armazenando memórias boas relacionadas a perca de peso e dieta. Aprende também a se manter no controle da situação e a treinar habilidades sociais, para não comprometer a dieta em festas de aniversário e demais eventos sociais”, complementa.

A psicoterapia ajuda também a não criar expectativas irreais referentes a perca de peso, além de estimular constantemente a motivação para o seguimento do plano alimentar. “A meta é que o paciente desenvolva a confiança em si de que possa seguir um planejamento saudável que combine dieta e exercícios, além de aprender a permanecer motivado para manter a perca de peso durante toda vida”, finaliza.