Ideia é uma passagem subterrânea, cuja qual está no cronograma de obras a serem feitas pelo Executivo em 2019

O crescimento notório em termos populacionais também gera uma série de desafios para o Poder Público em infraestrutura. O bairro São João é mais um desses locais em Bento Gonçalves que necessita de uma série de intervenções. Uma dos principais anseios de todos os moradores e frequentadores é uma travessia pela BR-470 segura e com menos impacto em tempo.

Mas, ao que tudo indica, esse pedido está próximo de tornar-se uma realidade. Ao menos é o que consta no pacote de obras para 2019 anunciado ainda no último ano pelo prefeito Guilherme Pasin. O documento contemplava a construção novo acesso norte – o qual ligaria o bairro São João com outro bairro, o São Roque Pasin, inclusive entregou ao Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, no início de janeiro, ofício solicitando o aporte de recursos para elaboração de projetos executivos e posterior execução das obras.

Quem indica alguns detalhes referentes ao projeto é a Diretora-adjunta do Ipurb, Melissa Bertoletti “A obra consiste em uma passagem subterrânea (mergulhão) pela BR-470 e desemboca na Rua Alvi-azul. Em função desta obra, o trevo que existe hoje deverá ser modificado também. Trata-se de uma obra de extrema importância para interligar os bairros São João, Vinhedos e São Vendelino”, explica.

O município não revela os valores da obra projetada, mas estima-se algo em torno de R$11 milhões. Os recursos viriam através de um financiamento oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Pedido é antigo na região

Bastar tocar no assunto da ligação com os moradores e quem circula pelo bairro para entender o quanto ela fará diferença, caso venha a se construída como prometido.
Paulo Ricardo da Silva lembra dos inúmeros problemas que a atual situação do trecho traz para os moradores da região do bairro São João. “Atualmente, do jeito que está, é problemático sim. A travessia é difícil, gera muita insegurança por parte dos motoristas. Já vimos vários acidentes graves nesse trecho”, lamenta.

A construção da passagem é comemorada por Silva. Ele ainda deixa uma sugestão. “Se acontecer será muito bom, irá fazer muita diferença. Mas não podemos esquecer que também precisamos de uma passarela para as crianças atravessarem a via. A gente vê algumas cruzando em época da escola. Então, essa obra é fundamental para todos, de motoristas aos pedestres”, propõe.

No entender de Aurélio Spagnoli Neto, alguns horários tornam a travessia mais complicada. “É difícil, demanda tempo para quem precisa entrar e sair, principalmente nos horários de pico de movimento, como oito, meio-dia e nos finais de tarde. É necessária a obra, a gente entende que as coisas precisam de um tempo para se acertar. O bairro era bem pequeno, agora está aumentando. Se fizerem, será de grande valia”, comemora.

A nova alternativa de acesso ganha ainda mais relevância ao observarmos a construção de grandes prédios e conjuntos habitacionais próximos a serem entregues no bairro. É o que aponta Ana Cláudia Cechin. “A nossa saída é horrível, perto de um posto, está cheio de buracos e no outra saída é difícil. Quando vierem os moradores desses novos empreendimentos, essa situação certamente estará ainda mais complicada pelo fluxo que vai aumentar. É algo que todos nós, aqui do bairro queremos, e é muito positiva essa ideia”, destaca.

Expansão imobiliária e empresarial marcam o local

Ao cortar a BR-470 para ingressar no bairro São João, a cena mais comum é das máquinas trabalhando, seja para reparos em vias, tubulações de esgoto ou na expansão da rede imobiliária.
O crescimento da região nos últimos anos chama a atenção, tanto por prédios já concluídos no aguardo dos moradores, quanto também por outros em construção.
Para quem já está estabelecido no local, essa expansão é vista como algo positivo, ao mesmo tempo em que acarrete uma série de melhorias. Alguns são apontados por Ana Cláudia. “É bom ter mais pessoas, empresas aqui no bairro e região. Mas terá que ter uma série de melhorias como de infraestrutura, o transporte terá que melhorar com mais horários, pois a medida que tem mais pessoas morando, a demanda será maior ”, cobra.

A infraestrutura pelo crescimento também é preocupação de Neto. “Se torna complicado de certo modo esse crescimento, pois a rede de esgoto foi feita para poucas pessoas, e com mais gente, é preciso trocar a tubulação, isso gera uma série de obras e por consequência, transtornos”, exemplifica.

Outro aspecto que precisa de atenção é similar ao ocorrido no bairro vizinho, o São Vendelino: a sujeira. “A limpeza do bairro em si. A praça está com mato alto”, indica Ana Cláudia.

A melhoria das vias pelos buracos também foi um pedido comum entre os moradores. O sossego e a segurança foram aspectos apontados como positivo pela moradora Salete Isoter. “É muito tranquilo, não podemos nos queixar. A segurança como um todo está ótima, às vezes acontecem alguns casos, mas são isolados. Temos uma ótima vizinhança. É muito bom morar aqui”, salienta.

 

Fotos: Guilherme Kalsing/Jornal Semanário