Moradores pedem melhorias estruturais na área de lazer e calçamento; destaque vai para a tranquilidade da segurança

Um local onde o que impera é a tranquilidade, mas que precisa ter atenção do Poder Público na parte estrutural. Estas foram as definições e pedidos de alguns moradores do Santa Marta sobre o bairro no qual escolheram para construir suas casas, famílias, trabalho e trajetória de vida.

Localizado na parte leste de Bento Gonçalves, o Santa Marta é um dos menores bairros da Capital Vinho, seja em extensão como também em termos populacionais. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o Santa Marta tinha 2.083 habitantes. Oito anos depois, houve crescimento e a estimativa é quase quatro mil pessoas morando, sem contar os estabelecimentos comerciais. A realidade do bairro no geral, segundo os moradores e pessoas que por ali circulam ouvidos pela reportagem do Semanário é considerada boa e de tranquilidade.

Algumas reivindicações

Um dos pontos que precisam de uma atenção está na rua Natalina Sandrin Zanetti, mais especificamente na praça. O local conta com uma quadra de areia para a prática do futebol, porém, em vários pontos a grama se faz presente de maneira considerável. Além disso, não há a trave superior em uma das goleiras, dificultando assim a prática esportiva pelas crianças, jovens e até mesmo os adultos.

Na área de lazer para as crianças, há um brinquedo que está solto, ocasionando um perigo para os pequenos que ao subirem podem ter uma queda e se machucarem.
Em outro ponto, o casal Marina Veiga e Renê Farias, tem uma observação de melhoria. “Tem um poste que está curvado há algum tempo e sendo segurado. Tá quase caindo na nossa cabeça. Já conversamos com o pessoal da prefeitura e vamos aguardar. Para a gente é o que tem mais evidente de problema”, alertam.

Ainda segundo o casal, algumas ruas precisam de atenção. “Uma melhora nos paralelepípedos que estão soltos. Seguido tem algum vizinho fazendo o serviço para não dar nenhum problema”, apontam. A jovem Erica Brevia, também aponta as ruas como fator a ser melhorado no bairro. “Eu acredito que asfaltar seria o ideal. Tem muitos buracos, falta dos paralelepípedos. E é algo que o pessoal tem falado bastante”, observa.

Durante a visita, a reportagem do Semanário flagrou em algumas ruas do bairro equipes da prefeitura trabalhando na manutenção do calçamento. Outro morador que prefere não se identificar, fala do mato nas ruas. “Pode ver aqui em vários pontos tem muito mato próximo dos cordões, alguns invadindo a calçada. É mais uma questão de organização e manutenção por parte de quem cuida disso na cidade. Cortam e passam três a quatro meses sem voltar, quando retornam tá grande e feio”, ressalta.

O último ponto de pedido por melhoras segue sendo o trevo entre as ruas Vitório Carraro e Batista Dosso. O local foi inaugurado esse ano e já tem uma história presente no bairro. O trevo teve problemas com fios caídos por estarem baixos. E, além disso, há cerca de cinco meses, houve a colocação dos semáforos, pedido reiterado dos moradores. Porém, o sinal para a travessia de carros e pedestres segue ligado apenas com o sinal amarelo.

Segurança: o fator positivo

A tranquilidade para se viver trazida por sentir-se seguro. É assim que alguns moradores do Santa Marta definem a atual situação do bairro. Há mais de 20 anos vivendo no Santa Marta, o casal Marina e Renê, explicam o sentimento. “Não tivemos problemas aqui. Para gente, a segurança é boa, nos dá tranquilidade para viver. Isso é algo muito positivo e que tem que ser destacado”, aponta.

Ainda segundo os dois moradores, o patrulhamento da Brigada Militar faz seguidamente rondas o que evita que ocorram maiores problemas. Além da Erica Brevia, a segurança aliada as boas relações das pessoas são as qualidades do bairro. “Nós, temos um estabelecimento comercial e nunca tivemos nenhum problema, graças a Deus. E isso reflete nas pessoas que frequentam aqui, todas de bem, assim como os vizinhos”, valoriza.