A arte pede passagem e ganha destaque na agenda cultural da ExpoBento 2018. O palco da maior feira multissetorial do país vai receber, de 07 a 17 de junho, atrações para entreter públicos de todos os gostos e idades. A agenda apresenta sete performances de teatro que prometem encantar a plateia abordando, de forma lúdica, temáticas como amizade, leitura, alimentação, saneamento básico e dança.
Os espetáculos ocorrem no palco principal, localizado no Mundo da Gastronomia – e o melhor de tudo é que podem ser assistidos sem custo extra para o público: ou seja, ao adquirir seu ingresso para a ExpoBento, o visitante tem direito a curtir todas as atrações da programação. “Ampliamos a proposta de acessibilidade porque a ExpoBento é a feira da família. Queremos que o público aprecie as opções de lazer e entretenimento oferecidas, por isso concentramos essas atrações no palco principal. Desse modo, todos podem aproveitá-las durante a visita a feira, combinando lazer e diversão às boas oportunidades de compras trazidas também pelos expositores”, explica o diretor-geral da edição 2018, Leocir Glowacki.

Tholl, Imagem e Sonho, dia 13 de junho

Uma das maiores companhias teatrais do país estará presente na feira desse ano: o grupo Tholl, Imagem e Sonho é um espetáculo consagrado e, por onde passa, arrebata corações, ganha novos fãs e desperta, em especial nos jovens, o gosto pela arte circense. Estreado em novembro de 2002, usa roupagem moderna e arrojada para a arte circense, sendo denominado de “novo circo”. O elenco usa perucas estilizadas e figurinos de luxo com toque de modernidade. O espetáculo tem iluminação sofisticada, dança coreografada e música vibrante e marcada. Tholl libera os espectadores para que façam sua própria leitura de forma simples e sincera, transportando-os a um mundo de sonho e fantasia. São 75 minutos de alegria e muita magia!

Abra a Boca e Feche os Olhos”, dia 16 de junho

No penúltimo dia de feira, a peça “Abra a Boca e Feche os Olhos”, retrata a história de Íris, uma mulher que se divide entre a casa, os filhos e o seu trabalho na TV. Ela está empolgada com um novo projeto: ser apresentadora de um programa infantil sobre alimentos que a natureza nos dá. Mas os filhos, Pedro e Maria, sentem falta das conversas, dos almoços em família, dos passeios, da cumplicidade com a mãe. Íris, que trabalha dessa forma para dar todo o conforto aos filhos, será surpreendida em sua rotina de trabalho, gerando reflexões sobre saúde, família, qualidade de vida e muito mais.

“Mas Bah Tchê – Como é Grande o Meu Rio Grande”, dia 17 de junho

Para encerrar a série de sete peças teatrais da ExpoBento 2018, um divertido musical vai contar a história do Rio Grande do Sul, da descoberta até a Revolução Farroupilha, passando pela formação do povo gaúcho, suas lendas, costumes e tradições. Um grupo de gaúchos invade a cena para dar início a esta fascinante viagem pelo tempo.

“Mulheres – Um Musical Poético”, dia 15 de junho

Essa peça retrata a mulher com sua beleza, suas contradições, fragilidades e força. Por meio de uma seleção de textos e músicas, entram em cena as diferentes mulheres que encontramos atualmente, ou seja, a mãe, a esposa, a dona de casa, a mulher doce e ingênua, a mulher fatal e tantas outras que cabem nesse ser maravilhoso e misterioso que é a mulher.

“Entrando Pelo Cano”, dia 10 de junho

O segundo dia de apresentações teatrais na ExpoBento 2018 contará a história de Retinho, um rato muito esperto que vai tentar provar a uma comunidade de ratos e ratazanas do submundo do esgoto de uma cidade que grandes problemas estão por vir. Ele se lança em uma aventura secreta em busca de seus antepassados, levando em sua bagagem uma informação muito importante, que vai mudar a vida das pessoas e dos animais que habitam os esgotos. Um espetáculo que procura discutir e refletir com as crianças sobre o significado e a importância do saneamento básico.

“O Vendedor de Palavras” e “Flor da Vida”, no dia 09 de junho

A estreia da agenda cultural da ExpoBento 2018 será no dia 09 de junho, com duas apresentações teatrais. A primeira delas é a peça “O Vendedor de Palavras”. A obra retrata a história de um menino chamado “Milho” que sonha ir para a capital encontra sua amiga “Espiga”. Nesse mundo, há uma grande falta de palavras e as pessoas ficam repetindo as mesmas poucas que têm. Se cada palavra vale um pensamento, quanto mais palavras, mais pensamentos – essa é a descoberta do garoto. Odete e Adam, avós de Milho, não pouparão palavras nem artimanhas para manter o jovem sob suas asas, garantindo boas risadas e o humor próprio do teatro popular. Uma história de amor às palavras, aos livros e às pessoas.
O outro espetáculo do dia será “Flor da Vida”, do Teatro Mototóti. A peça falará da própria jornada do grupo teatral ao contar a história de dois palhaços que se encontram e buscam realizar seu grande sonho: fazer teatro. Provando dos sabores e dissabores da vida de casal, Charle’s Tone e Thalia Thaluda caminham juntos fazendo escolhas dia a dia, até que um incêndio arrebatador destrói quase tudo o que eles têm. Qual será o desfecho dos dois? O público poderá saber no dia 09 de junho.