O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sitracom-BG, promoveu na quinta-feira, 7 de junho, uma palestra com o Senador Paulo Paim. O tema abordado foi a Conjuntura Atual e o Estatuto do Trabalho. Na oportunidade, Paim também falou sobre as manifestações, principalmente a dos caminhoneiros, ocorrida recentemente.

Inicialmente, Paim abordou sobre a crise que assola o País, entre outras questões. “A Dilma saiu do governo e, após isso, veio a emenda 95, que congelou todos os investimentos do país. Qualquer país no mundo que você não pode investir, só pode dar recessão, entre outras dificuldades. Após isso vieram com a proposta de privatização da Previdência”, pontua. Ele também explicou sobre a reforma trabalhista. “Ela revoga quase todos os direitos dos trabalhadores, pois tudo que era bom desapareceu. Nesta questão, entro com um projeto que revoga o que foi feito e apresento uma nova proposta que é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que foi entregue na casa e, agora, será discutido com a sociedade e é isso que apresento”, explica. De acordo com ele, a nova proposta foi baseada em uma discussão ampla, que durou 9 meses. “Conversamos com todos os setores da sociedade, buscando uma proposta equilibrada”, disse.

Segundo Paim, a discussão com as lideranças sindicais é importante em todos os momentos, principalmente nestes. “A reforma trabalhista acabou com a estrutura sindical e alguns ajustes eu apresento na CLT”, esclarece.
Paim também diz que é importante que as pessoas participem e exerçam seu papel de eleitor no dia 7 de outubro. “Que cada um escolha seu partido, pois a política faz parte da vida. A responsabilidade do voto é muito grande, é um dever de cada cidadão, portanto não adianta vender ou anular voto”, orienta.

O Senador também destacou como importante as manifestações dos caminhoneiros. “Teve o apoio de 90% da população”, finaliza.