A possibilidade de Paulo Caleffi assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados se desfez após comunicado divulgado à imprensa na terça-feira, 8 de outubro. Conforme o empresário bento-gonçalvense, que recebeu mais de 18 mil votos na última eleição, quando concorreu a deputado federal pelo PSD, o que estaria impossibilitando a presença na capital federal seria uma ordem burocrática envolvendo deputado federal Danrlei de Deus Hinterholtz, que até então, sinalizou a possibilidade de se licenciar para resolver problemas de saúde e, assim, permitiria que Caleffi assumisse o mandato por um período.

Primeiro suplente do partido, Caleffi informou em seu comunicado que até então, tomaria posse no dia 12 de novembro. Com isso, o empresário já havia encaminhado seu afastamento da administração da empresa Bertolini e das entidades de classe a qual faz parte, visto à exigência legal para qualquer ente que ocupa cargo eletivo no Congresso. No entanto, o comunicado que acabou com a possibilidade de Bento Gonçalves ter um representante na Câmara dos Deputados foi enviado pelo gabinete do deputado Danrlei na terça-feira, explicando que por “implicações burocráticas”, o afastamento não mais ocorreria.

Em março passado, o próprio deputado Danrlei havia comunicado a Caleffi sobre a possibilidade de assumir a vaga por, pelo menos, quatro meses, com o objetivo de dar mais visibilidade política ao bento-gonçalvense e, assim, costurar uma possível candidatura ao pleito municipal no ano que vem.

Desde a década de 80, Bento Gonçalves não tem um deputado federal. Os últimos nomes que representaram a capital do Vinho foram Darcy Pozza e Paulo Mincarone.

Confira o comunicado de Caleffi à comunidade

Ao povo de Bento Gonçalves, que me confiou mais de 18 mil votos no pleito para Deputado Federal de outubro de 2018, bem como aos eleitores de outras 380 cidades do Estado, esclareço que, no início deste ano, recebi comunicado do Deputado Danrlei De Deus Hinterholz dizendo que, por necessidade de afastar-se temporariamente da Câmara dos Deputados, sua vaga seria ocupada pelo primeiro suplente e que deveria me preparar para tanto.

Aceitei a proposição de ocupar a vaga do Deputado Danrlei, encaminhando meu afastamento da administração das Empresas Bertolini e de outras entidades de classe por ser exigência legal para quem ocupa cargo eletivo no Congresso Nacional. A data prevista para a posse seria o próximo dia 12 de novembro.

No dia 8 de outubro um novo comunicado do gabinete do Deputado Danrlei informou que “por implicações burocráticas” a necessidade inicial do afastamento não mais ocorrerá.
Permaneço com minhas atividades nas entidades de classe e nas Empresas Bertolini.

Paulo Vicente Caleffi