Segurança

Patrulha escolar promove ações preventivas nas escolas de Bento Gonçalves

Da Redação
Escrito por Da Redação

A violência e criminalidade hoje é uma das principais preocupações da sociedade, afetando milhares de brasileiros de qualquer classe social, manifestada em diferentes formas no nosso cotidiano e presente em diversos ambientes, como é o caso da violência nas escolas, problema que tem se agravado nos últimos anos, tanto dentro como fora dos portões dos estabelecimentos de ensino de todo país.

Baseado neste aumento da violência nas escolas brasileiras e com o objetivo principal de prevenir e coibir as ocorrências em unidades de ensino do nosso município, a Brigada Militar de Bento Gonçalves implantou em julho de 2017 a Patrulha Escolar. Formada por Policiais Militares da reserva que retornaram às atividades e que possuem grande experiência, a Patrulha Escolar atua em todas as escolas da cidade, realizando patrulhamento nas imediações dos estabelecimentos e acompanhamento da entrada e saída dos estudantes. Os policiais Militares também realizam visitas diárias às escolas em contato com a Direção, professores e alunos, buscando ouvir os principais problemas e dificuldades encontradas no ambiente daquela instituição para então promover ações para prevenir as situações que possam prejudicar o bom andamento do ensino.

Desde sua implantação há mais de um ano, a atuação da patrulha escolar no município apresenta resultados altamente positivos. Ocorrências como uso de drogas e bebidas alcoólicas, dentro e próximo aos portões das escolas caíram drasticamente, assim como situações de agressões físicas e verbais entre alunos e com profissionais que trabalham nas escolas e roubos a estudantes na saída dos turnos, fatos que não tiveram registros desde o início do trabalho da Patrulha escolar.

Essa diminuição tem relação direta com as ações preventivas dos policiais da Patrulha nas unidades de ensino, e estas ações, com a participação e apoio conjunto de diretores, professores e pais, contribuem cada vez mais para um ambiente escolar seguro e de tranquilidade.

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

redacao@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário