Apesar de os mais sofisticados meios de locomoção e os novos recursos para encurtar distâncias, não podemos dispensar os passos do caminho para chegar ao destino.

Os passos pequenos das crianças ou os grandes passos dos atletas e gigantes fazem parte do dinamismo humano que não nos permite parar. Uma das mais esperadas e agradáveis surpresas das crianças para os seus pais são os primeiros passos. Mesmo que exijam maiores cuidados, são a expressão de uma vida saudável a desabrochar.

A capacidade de dar passos é própria do ser humano e do reino animal. As pedras não andam, nem as árvores saltam quando são ameaçadas. Nós pertencemos aos humanos porém sabemos que os animais seguem o rumo que lhe é imposto pelos instintos. Para nós, humanos, não basta dar passos, ou simplesmente caminhar… No cotidiano, isto é, no dia a dia somos chamados a ter consciência dos passos que damos, a fim de dar passos certos na direção certa.

Antes dos pés se movimentarem, a mente precisa saber o rumo, a consciência deve discernir o caminho melhor.

Então nossos passos andam movidos por nossas decisões livres, conscientes e responsáveis.

As vezes, a impaciência de chegar, a ansiedade de estar em tempo e a pressa dificultam a valorização dos passos que damos. Bom é poder acordar e dar-mos conta que “passo a passo o caminho se faz”. Aprender a valorizar os passos revela a grandeza do coração humilde que se vive o caminho, sem a pretensão de já ter chegado.

Certo dia uma senhora cadeirante me dizia “eu sei que sou paraplégica por causa de um acidente. Não poderei mais andar com meus pés, mas meu espírito caminha sempre ao encontro daqueles que eu amo e dos meus sonhos que não estão paralisados. Meu maior desejo seria voltar a andar. Hoje eu andaria diferente e daria um imenso valor a cada passo que eu pudesse dar. Mas, com a graça de Deus estou aprendendo a caminhar de outro jeito, pois a vida não para e nem se esgota com alguns passos”.

Fica o convite para que lembremos o valor do passo a passo de um caminho já percorrido e o breve ou longo caminho que temos ainda de percorrer…

“A CADA PROVISÓRIA CHEGADA, HÁ SEMPRE UM NOVO HORIZONTE QUE NOS CHAMA A PROSSEGUIR”.
Observação: A prosperidade invejável que alcança o nosso município, Bento Gonçalves, é produto de versatilidade e do poder de integração aos novos valores e de recriação de uma cultura oriental própria, trazida pelos nossos antepassados. O progresso que marca essa região, teve o poder de destruir a consciência de sua identidade cultural.

A característica que melhor trace o perfil da nossa história é A SAGA DE VENCER DESAFIOS QUE ESTÁ NO SANGUE DO POVO DA NOSSA GENTE QUE ACREDITARAM NUMA NOVA VIDA… UM CONSTRUIR PASSO A PASSO…