A Associação Bento Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (Abepan) segue perpetuando a conscientização ambiental nas escolas do município e do interior. Recentemente, a entidade realizou passeios de cunho ecológico, contemplando os projetos “Beija-Flor: Meio Ambiente na Escola” e “Lixo Que Alimenta”.

Participaram das ações alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira, os quais tiveram a oportunidade de visitar a recicladora Bento Reciclagem e a Paema Embalagens, conferindo integralmente o processo de reciclagem do papel. Também, alunos da Escola São Pedro, do distrito de São Pedro, e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Salete, do Barracão, visitaram a Bento Reciclagem, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Barragem São Miguel. Já os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Vicente da Rosa conheceram a Barragem de São Miguel e a Corsan. Ao todo, foram aproximadamente 180 crianças que se envolveram nas atividades.

Nos encontros que antecederam a saída a campo, os alunos assistiram à seminários e palestras, para que, através da teoria, pudessem compreender o cenário que os esperavam. “Percebemos um choque de realidade. Viram pessoas manuseando o lixo doméstico e os resíduos que não foram separados corretamente, e isso provocou a reflexão dos pequenos. E é este nosso objetivo: promover a pensamento para que ocorra a mudança dos hábitos”, afirma o técnico ambiental Paulo Roberto de Paula.

Mais passeios estão programados para este mês de novembro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3452.1575.