A Fundação Casa das Artes teve um aumento de 66% na participação do público em eventos realizados no ano de 2017, em comparação a 2016. No total, mais de 53 mil pessoas prestigiaram as atrações ocorridas em seus espaços culturais no ano passado representando um acréscimo de mais de 20 mil pessoas se comparados aos dados de 2016. Em relação aos eventos que a Fundação Casa das Artes sediou, houve um aumento de 15% de 2016 para 2017, totalizando 257.

Para o secretário municipal de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, promover o acesso à arte e à cultura é um desafio permanente. “É necessário que se busquem estratégias e ações que permitam condições e meios que assegure a cidadania cultural de artistas, público e instituições”, afirma.

Para que estes números fossem alcançados, a secretaria municipal de Cultura, em parceria com a Fundação Casa das Artes, desenvolveu uma série de novas atividades e parcerias com entidades e produtores culturais que agora fazem parte da programação cultural de Bento Gonçalves.

Oficinas

A Fundação Casa das Artes, no ano de 2017, ofertou à comunidade de Bento Gonçalves oficinas em 17 modalidades artísticas, tendo um número aproximado de 600 alunos matriculados, demonstrando o compromisso de desenvolver e disponibilizar cursos de capacitação para todas as idades. A previsão é que em 2018 as atividades iniciem na segunda quinzena de março.

Exposições

No campo das artes visuais, a instituição recebeu 23 exposições coletivas e/ou individuais, evidenciando o papel da Fundação Casa das Artes de promover e divulgar a produção de artistas do município.