Com a perspectiva de dois feriados em sequencia, instituições parceiras da Viagem Segura planejam ações integradas para as operações de Tiradentes e Dia do Trabalho. A reunião preparatória aconteceu na manhã de quarta, 11, no Auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre, sob a coordenação do DetranRS. Participaram representantes da Autarquia, Brigada Militar e seu Comando Rodoviário, Polícia Civil, ANTT, Cetran/RS, Metroplan, Famurs, órgãos de trânsito dos municípios de Porto Alegre (EPTC), Camaquã, Canoas, Esteio, Guaíba, e também do Lions Club.

O DetranRS apresentou dados estatísticos de infrações de trânsito e de acidentalidade com vítimas fatais nas Operações Viagem Segura anteriores (veja aqui). A análise identifica as vias onde acontece o maior número de acidentes fatais e períodos do dia em que ocorrem, entre outras informações estratégicas. Isso permite o emprego mais eficaz dos efetivos de policiamento e fiscalização de trânsito, bem como ações educativas preventivas.

A Viagem Segura de Tiradentes será desenvolvida de sexta, 20 a domingo, 22. Já a operação do Dia do Trabalho se estenderá por cinco dias, de 27 de abril a 1º de maio.

Sobre a Viagem Segura

A Operação Viagem Segura está presente no Estado desde novembro de 2011. As 86 edições realizadas até agora contabilizam mais de 5,2 milhões de veículos fiscalizados e 194 mil testes de etilômetro realizados. Foram registradas mais de 920,8 mil infrações, sendo 18,2 mil autuações por embriaguez, incluindo as recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização também recolheu 87,6 mil veículos e mais de 23,7 mil CNHs.