Em quatro administrações e 18 anos como prefeito de Gramado, o empresário Pedro Bertolucci coordenou um trabalho de reestruturação do turismo na cidade, reinventando eventos e criando atrações para diferentes épocas do ano. Na quarta-feira, 10, ele esteve em Bento Gonçalves para conversar com lideranças sobre gestão pública e turismo, contando a experiência de sucesso de Gramado.

Ao fazer uma análise, Bertolucci avalia o cenário turístico de Bento Gonçalves como positivo e com uma boa estrutura para receber os visitantes. “Bento é uma cidade que tem um astral bom, é um Rio Grande que deu certo. E aqui temos um produto fantástico, que é o vinho. O Vale dos Vinhedos é um grande atrativo na região”, afirmou Bertolucci, em conversa com o prefeito Guilherme Pasin.

Pasin afirma que, para crescer, Bento deve se espalhar no bom exemplo de Gramado. “Somos muito recentes no turismo, porque Bento é uma cidade industrial, com 52% da nossa economia baseada no setor moveleiro. Precisamos potencializar isso, trazendo pessoas como Bertolucci. Hoje, o turista que vai a Gramado reserva um dia para visitar Bento, mas queremos que fiquem mais tempo. Para isso, temos que aprender com as experiências dos outros”, comenta.

Case de sucesso

Resgatando a história de Gramado, Bertolucci explicou que a cidade teve um grande envolvimento dos moradores para focar totalmente no turismo. “Nossa economia dependia 70% da Ortopé. No começo, hospedávamos os visitantes na casa dos próprios moradores, pois não tínhamos hotéis suficientes, foi um trabalho de formiguinha”, lembra.
Na época, a maioria das atrações turísticas aconteciam no verão, por isso outros eventos precisaram ser criados para atrair turistas nos demais meses do ano. “Fizemos a promoção da cidade em cima desses eventos, visitamos inúmeras feiras e chamamos jornalistas de todo o país para conhecer aqui. Vendemos Gramado como grife”, explica.

Outro diferencial é que, além de investimentos na estrutura da cidade, também foram capacitados os profissionais e a comunidade em geral para receber o turista. “Tem que ter estrutura boa de hotelaria, gastronomia e equipamentos urbanos. A pessoa precisa ver a cidade limpa e organizada. Criamos ainda o primeiro batalhão da polícia militar na área turística, com treinamento para serem bons guias turísticos e saber informar os visitantes”, cita.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 13 de setembro.