Resultados foram apresentados na reunião almoço do CIC. Foto: Ranieri Moriggi

Os números apresentados pelo Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves mostraram que no ano passado a economia da cidade caiu mais de 7%. Os dados foram divulgados durante reunião almoço na Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), na manhã de segunda-feira, 23, que contou com a presença de associados, autoridades, imprensa e convidados. Conforme os responsáveis pela pesquisa “Panorama Socioeconômico”, elaborada pela entidade e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), a indústria foi o setor que mais sofreu com a crise, intensificada em 2015. Porém, mesmo com a forte recessão, a economia, segundo o estudo, começa a apresentar leves avanços nos setores, gerando uma curva ascendente, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Mesmo com resultados negativos na indústria (7,9%), comércio (5%) e serviços (9,5%), na diminuição de postos de trabalho, totalizando, em 2016, mais de 1,6 mil vagas formais, os números, divididos em trimestres, apresentam melhora, quando comparados com os mesmos períodos de 2014 e 2016. Conforme o professor Dr. Fabiano Larentis, responsável pela pesquisa, ainda há setores que apresentam números negativos. No entanto, aos poucos, eles tendem a estabilizar e iniciar o processo de recuperação. “É um processo que demanda tempo. No entanto, começamos a enxergar que os números de 2016, que ainda se mostravam bastante negativos, quando comparados a 2017, nós já temos algumas informações que retratam a retomada da economia, lenta, sem sombra de dúvidas”, salienta.

Larentis explica ainda que a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017, não deverá chegar a 1%, mas que a melhora do cenário econômico deverá elevar as projeções para o ano que vem. “Há estimativas de que o PIB possa crescer até 4% em 2018, o que é um número bastante expressivo. A nossa curva, agora, começa a ser ascendente. Chegamos ao fundo e agora começamos a subir devagar”, garante.

Segundo Larentis, desde 2012 o panorama socioeconômico aponta quais as melhorias que são necessárias para o desenvolvimento de Bento Gonçalves. De acordo com o pesquisador, a qualificação profissional, o acesso às novas tecnologias deve ser uma constante, independente da estrutura e do poder financeiro das empresas e instituições. Ele garante que Bento Gonçalves tem competência para se desenvolver mais. “Espírito empreendedor, qualidade de vida, a importância do associativismo no município, são elementos importantes da nossa cidade, se fortalecem, quando se é dada a importância necessária ao conhecimento e às inovações, através de ações que estão articuladas entre o Poder Público, segmentos empresariais da sociedade civil. Estamos passando por uma crise, mas quando isso acontece de maneira articulada, nós conseguimos seguir adiante”, afirma.

Para o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Laudir Miguel Piccoli, o momento é de união da comunidade, a fim de consolidar a retomada do crescimento, que os números apresentados pela pesquisa mostram. “É chegada a hora de colocarmos o compromisso coletivo à frente de interesses menores”, afirma. “Tão importante, quanto manter diariamente esse otimismo, é calçá-lo nas bases sólidas do trabalho”, garante.

A pesquisa realizada pelo CIC-BG busca identificar a estrutura e os fatores que alavancam a economia de Bento Gonçalves. Atualmente, a cidade tem a 18ª maior população dentre os municípios do Rio Grande do Sul.