No Hemisfério Sul às 7h29, desta segunda-feira, 20, iniciou o outono.

O outono é uma estação de transição para o inverno e a chuva diminui de frequência especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste do país, ficando cada vez mais dependente da passagem de frentes frias. Mas o outono ainda é época de muita chuva na porção norte do Nordeste e do Norte do Brasil. 

As massas polares vão ficando mais frequentes e mais fortes sobre a América do Sul e chegam ao Brasil com maior poder de resfriamento no decorrer da estação.

O que esperar do outono de 2017? Quando o centro-sul do Brasil começará a esfriar de verdade? Será que as primeiras ondas de frio intensas chegam logo no começo de maio como no ano passado?

No ano passado, no começo do outono, tínhamos uma tendência de águas mais frias que o normal no Pacífico. Este ano teremos alguma forçante oceânica que poderia influenciar o outono no Brasil?

A chuva do verão já causou problemas no Pará e em Mato Grosso e vem beneficiando várias áreas do Nordeste. A chuva do outono vai se prolongar no Norte e no Nordeste?

Geada
Teremos possibilidade neste ano mais de geada do que neve. Neste ano o frio será menos intenso e não será duradouro

Chuva
A redução da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste se dará ao longo da segunda quinzena de abril. Na segunda quinzena deve chover bem pouco e o nosso inverno não será completamente seco. Há possibilidade de pelo menos um evento molhado nos meses de junho e agosto.

*Fonte: Climatempo

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.