Discreta, esposa do prefeito Pasin diz estar atenta às realidades locais e, auxiliando na construção de atividades para a população

Com perfil reservado, a primeira dama de Bento Gonçalves, Cynthia Costa Pasin, afirma estar atenta aos anseios da comunidade. Nascida no Rio de Janeiro, veio para o Rio Grande do Sul ainda bebê, aos sete meses de idade, pois seu pai era médico do Exército do 6º Batalhão de Comunicações (Bcom). Mesmo não tendo nascido na Capital do Vinho, a primeira dama destaca sua paixão pela cidade que a acolheu. Em entrevista ao Semanário, ela fala da sua vida, da interação com as atividades da municipalidade, aponta os problemas sociais de Bento e do país, ressalta o trabalho do marido à frente do Poder Executivo e acredita em uma Bento Gonçalves promissora no futuro.

Ainda jovem, após seu pai sair da carreira, a família decidiu permanecer pela cidade, morando nos bairros Botafogo e Glória. “Mesmo não nascendo aqui, me considero uma bento-gonçalvense”, afirma. Por seis anos, acabou indo morar em Porto Alegre, em virtude dos estudos, onde cursou Odontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Após concluir a graduação acabei retornando, pois, os vínculos permaneceram”, lembra.

Mesmo com o posto de primeira-dama da Capital Nacional do Vinho, Cynthia nunca deixou de exercer a sua profissão. Ela afirma que o trabalho na área de odontologia é a sua vocação, porém, não deixa de lado os compromissos e atividades que o seu gabinete realiza durante a gestão do prefeito Guilherme Pasin. “É uma oportunidade única. O momento em que eu posso sair de um consultório para conhecer e ver tudo o que a cidade oferece: conhecer a realidade, apostar no trabalho voluntário e social. Isso é extremamente gratificante”, afirma.

 Atuação dentro da municipalidade

Atividades desenvolvidas em seu gabinete buscam aproximar a comunidade do Poder Público. Foto: Ranieri Moriggi

Sem exercer nenhum cargo remunerado, a primeira dama reforça a importância da participação e envolvimento feminino nas decisões do município. Ela ressalta que desde o primeiro mandato sempre ficou muito à vontade para realizar aquilo que considerasse relevante para a população. “Converso muito com o Guilherme (prefeito). Exponho as ideias, trocamos opiniões, para fazer o que está de acordo com a Administração. Hoje, eu estou primeira-dama, mas é por um período”, lembra.

Entre os projetos realizados, está o “Transformando Vidas”, que conforme Cynthia, é realizado desde o segundo ano do primeiro mandato de Pasin e que tem por objetivo propiciar ao longo do ano uma intensa programação de cursos e palestras que contribuem para a formação de adolescentes. Além dessa iniciativa, a Campanha do Agasalho é outra atividade em norteada pela primeira-dama e por sua equipe. Ela ressalta que ao longo dos anos, o trabalho foi sendo adequado conforme o surgimento das demandas. “Nós vivemos numa região com um período de inverno muito severo e com muitas famílias necessitadas. E o meu papel nessa e em outras campanhas é ser esse vetor de aproximação”, explica. Há dois anos, o projeto mudou a estratégia e a entrega dos agasalhos é feita diretamente nos bairros em dia e horários pré-definidos pelo gabinete e as comunidades. “Toda a semana realizamos o recolhimento e a entrega diretamente nos bairros. As pessoas que precisam de roupas são comunicadas com antecedência e no dia da nossa visita, elas comparecem, escolhem o que precisam”, explica.

Questionada sobre a participação da população nas ações desenvolvidas pelo seu gabinete, Cynthia é enfática ao dizer que é surpreendente a maneira como as pessoas colaboram. “A nossa comunidade é muito unida. É um diferencial de Bento Gonçalves, em comparação a outros municípios. Temos esse espírito de solidariedade muito vivo aqui”, ressalta.

Problemas sociais de Bento

Por ser considerada uma cidade em constante desenvolvimento, Bento Gonçalves possui problemas sociais que, na visão de Cynthia, são decorrentes do crescimento acelerado da cidade nas últimas três décadas, onde a infraestrutura local não conseguiu acompanhar o ritmo. Ela destaca também a vinda de novas famílias, que buscam em a chance de melhorar de vida. “Temos problemas como qualquer outro município. São muitas as famílias que chegam aqui, com dificuldades, carregadas de problemas, com histórico de necessidades de onde saíram, mas que apostam as suas esperanças em poder melhorar de vida, mesmo que lentamente, com um começo, muitas vezes duro, porém, conseguem prosperar”, afirma.

Ela destaca ainda a importância da rede de atendimento de Assistência Social e Saúde que, segundo Cynthia, possui estrutura para assistir às famílias que procuram pelo serviço. “A nossa rede dá o melhor atendimento possível ao nosso cidadão”, destaca.         

Governo Pasin

Mesmo não estando diretamente ligada às questões políticas de Bento Gonçalves, a primeira-dama vê ao longo dos dois mandatos uma mudança na pessoa e no perfil profissional do prefeito Pasin. Ela diz que durante a primeira gestão, muitos desafios precisaram ser enfrentados e que foram responsáveis pelo adiamento de projetos e ações que o governo pretendia realizar naquele período. “O primeiro governo foi um momento para ele (Pasin) buscar a preparação e estrutura necessária, a fim de poder executar o que ele hoje está podendo mostrar de maneira concreta”, destaca. Ela aponta exemplos como a construção do novo presídio estadual,a centralização de secretarias em um único local, construção de escolas e unidades de saúde como marcas do segundo mandato. “São inúmeros projetos que agora estão se concretizando, de fato”, lembra.

Cynthia destaca a atuação da rede municipal de saúde e assistência social na garantia da qualidade de vida à população. Foto: Ranieri Moriggi

A primeira dama pontua ainda que muitas vezes, pequenas obras que podem mudar o dia a dia da comunidade também merecem destaque. “Desde a pavimentação de quilômetros de ruas, semáforos implantados em locais que traziam tanto desgaste e stress na rotina das pessoas. São coisas tão simples aos olhos da gente, mas que precisam de um planejamento para serem colocadas em prática”, ressalta. “É o que ele (Pasin) gosta de fazer. E acredito que isso seja o que faz a diferença”, declara.

Visão da comunidade

Indagada em como a primeira dama vê o perfil comunitário de Bento Gonçalves, Cynthia ressalta que a imagem é de um povo trabalhador, engajado nas causas. “A bandeira da nossa cidade define exatamente o que somos: dedicados ao extremo em buscar o que queremos e porque possuímos a fé em algo superior, que vai muito além de uma religião”, afirma.

Política no Brasil

Levados por uma grande apatia, condição psicológica que se caracteriza pela indiferença, falta de emoção e ou motivação com a política e os políticos, pesquisas, recentemente realizadas, confirmam o pouco interesse em participar do atual processo eleitoral. Para a primeira dama, a transformação deste cenário só pode ser alcançada se a população voltar seus olhos à participação efetiva das mudanças que deseja no país. Ela destaca ainda o cuidado na generalização de que todo o político é corrupto. “É preciso fazer uma análise crítica. A imprensa tem um papel fundamental nessa conscientização das pessoas. É importante termos essa postura, pois estamos em um ano de processo eleitoral. O Brasil é um país democrático, com o voto obrigatório. Se optarmos em anular o voto ou não nos envolvermos, estaremos lavando as mãos, pois é a única possibilidade de mudança. As pessoas menosprezam, muitas vezes, o poder do  voto”, enfatiza. “É bom que todos se deem conta de que estamos em um país onde nunca se falou tanto em corrupção como nos dias de hoje. Se queremos mudar, vamos começar a transformar, pois senão vamos esperar sempre pela próxima geração. Mas estamos vivendo o agora. A mudança tem que partir da gente”, pontua.

Futuro político do prefeito Pasin

Questionada em como enxerga o futuro do prefeito Pasin, Cynthia acredita que ele deve permanecer na vida política. “Eu não posso prever o futuro, mas com certeza, o Guilherme vai continuar nesta carreira. Independente do que ele escolher, eu vou sempre apoiá-lo. Torço muito pelo sucesso dele”, afirma. Articulada e atenta às problemáticas administrativas, a primeira-dama diz que muitas vezes precisa “puxar o freio” do marido-prefeito, quanto às ideias e projetos que surgem ou que foram apresentados durante a campanha eleitoral. “Em alguns momentos seguro o Guilherme para manter os pés no chão, porque o sonho nos leva a querer sempre mais”, aponta.

Carreira política

Mesmo apoiando o marido, a primeira dama nega a possibilidade em concorrer a algum cargo político nos próximos pleitos. Desde muito jovem ela participa de movimentos e sente o gosto pela política. No entanto, descarta qualquer possibilidade momentânea em ter seu nome colocado para avaliação da população. “É uma escolha em que você precisa deixar tudo de lado para encarar esse desafio e hoje, nessa fase da minha vida, é impossível fazer isso. Talvez, no futuro, eu não posso dizer que não, pois a política vai estar sempre na minha vida”, garante.

Futuro de Bento Gonçalves

Para as próximas décadas, Cynthia acredita em uma constante evolução a passos rápidos. Porém, salienta que tudo irá depender de quem estará a frente do município nos próximos anos. Para ela, é necessário que as escolhas nas futuras eleições sejam feitas de maneira coerente e que a comunidade escolha representantes que apresentem políticas públicas condizentes com as necessidades atuais. “Bento caminha a passos largos. Mesmo num período de crise, conseguimos manter uma estrutura econômica e social satisfatório. Todas as escolhas refletem. Eu espero que a nossa cidade continue sendo muito próspera”, finaliza.