Dentro da programação da sua Série Interiores, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, OSPA, irá realizar única apresentação, no dia 1º de novembro, às 19h, na Fundação Casa das Artes. O espetáculo é um evento alusivo ao Dia Municipal da Cultura, 5 de novembro, instituído pela lei municipal nº 6.254. Os músicos interpretam trechos de óperas e música latino-americana, além de trilhas de filmes, sob a regência do maestro Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica, e os solos são da violoncelista Nora Fortunato.

A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa presta homenagem à música de ópera com a interpretação de trechos de obras de Giuseppe Verdi (1813-1901) e Pietro Mascagni (1863 – 1945). Ainda na primeira parte do concerto, a solista Nora Fortunato executa ao lado da orquestra o “Concerto para Violoncelo e Orquestra, Op. 53” de Liduino Pitombeira. A obra foi estreada em 2017 pela própria instrumentista em concerto regido por Ernani Aguiar com a Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na sequência, a sinfônica apresenta “Vozes da Primavera”, valsa de Strauss II (1825-1899). Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com “Mourão” de César Guerra-Peixe (1914 – 1993). A expressividade portenha também ganha vida com “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Por fim, contemplando os fãs da sétima arte, o repertório destaca populares trilhas de cinema: “O Poderoso Chefão”, de Nino Rota (1911-1979), e “Piratas do Caribe”, de Klaws Badelt (1967-).

A OSPA é a orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música no Museu, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais. Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto, Grupo Renner e Thyssenkrup. A realização é de OSPA, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

O evento ‘Séries Interiores da OSPA’ é uma realização da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e conta com o apoio da Fundação Casa das Artes, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, da Câmara de Dirigentes Logistas de Bento Gonçalves, do Dall’Onder Hotéis e do Sistema Fecomércio-RS/Sesc.

PROGRAMA
Leonard Bernstein: West Side Story
Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco”
Luduino Pitombeira: Concerto para Violoncelo e Orquestra, Op. 53
Johann Strauss II: Vozes da Primavera
Pietro Mascagni: Intermezzo Sinfônico
César Guerra-Peixe: Mourão
Astor Piazzolla: Libertango (Arranjo: Alexandre Ostrovski)
Nino Rota: O Poderoso Chefão
Klaws Badelt: Piratas do Caribe

SERVIÇO
O que: Séries Interiores da OSPA
Quando: 1º de novembro
Horário: 19h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Valor: Entrada Franca mediante a retirada antecipada de ingressos na recepção da Fundação Casa das Artes. No dia do show, junto com o ingresso antecipado, levar um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração para pets. Os ingressos estarão disponíveis a partir de quarta-feira, 24 de outubro, às 13h30min.

Fonte: Ascom Casa das Artes