O Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações apoia a realização do Projeto Comprador da Fimma Brasil – Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, que será realizada de 18 a 22 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Estão confirmados mais de vinte importadores de países como Bolívia, Chile, Costa Rica, Paraguai, Venezuela, Peru e, pela primeira vez, Rússia. Eles participarão das rodadas de negócios simultâneas com duração máxima de 20 minutos.

A Fimma Brasil chega a sua 11ª edição com mais de 600 expositores e expectativa de 40 mil visitantes. Em 2011, na última edição da feira, foram gerados US$ 403 milhões em negócios.

Exportações
 

As exportações das empresas que integram o Projeto Orchestra Brasil cresceram 16,8% em 2012. O desempenho das participantes é superior ao resultado obtido pelas empresas brasileiras em geral dos mesmos segmentos – insumos, componentes, tecnologia e serviços de design para o setor moveleiro. Essas alcançaram um crescimento de 2,4%.

Os Estados Unidos consolidaram-se como o principal mercado para o projeto no ano passado, com crescimento de 48,6% em relação a 2011. Já a Argentina, que ocupou a primeira posição em 2011, passou a segundo maior destino das exportações, com queda de 3,9% no período. As exportações brasileiras do mesmo segmento para o país vizinho tiveram uma queda de 12,9%.

A presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, indica que o foco no mercado latino-americano será mantido em 2013. A projeção de crescimento das exportações nesse ano é de 10%. “Vemos como prioridade a promoção do design brasileiro no exterior, com a participação em feiras e prospecção de oportunidades para os estúdios participantes”, pontua a presidente.