Através da parceria em Colégio Scalabriniano Medianeira e o Yázigi surgiu o programa de férias 2014, que levará alunos para São Francisco. Adolescentes entre 13 e 18 anos terão a oportunidade de conhecer a cultura local e aperfeiçoar o seu inglês, durante quatro semanas com carga horária de 20 aulas semanais. O programa está aberto para alunos de outras escolas da cidade, bem como da rede scalabriniana da região.

O programa para 2014 inclui acomodação em residência estudantil, quarto duplo com café da manhã e jantar, traslados de chegada e partida, atividades e passeios organizados pela escola com transporte, excursões para a Golden Gate Bridge, Alcatraz, Mission, Cable Car Museum, Ferry Building e Waterfront, material didático utilizado em sala de aula, certificado de conclusão de curso, kit Yázigi Travel com seguro assistencial de viagem e acompanhamento de um professor Yázigi.

Para a diretora do Medianeira, Irmã Isaura Paviani, a função da escola é formar cidadãos e também do carisma scalabriniano. A própria escola trabalha a leitura de mundo e as demandas que exigem do cidadão são um tanto comuns tanto para o Brasil quanto para Estados Unidos e Europa. Uma segunda e terceira língua passa a ser uma exigência fundamental. “Os alunos que irão participar vão fazer uma imersão não só na língua, mas na cultura”, afirma.

A viagem acontecerá através do Yázigi Travel, um serviço que tem vários tipos de intercâmbios. Segundo a diretora e agente de viagem, Denise Deon Carpeggiani, o interesse maior é nas escolas, pois as instituições de ensino se preocupam com a cultura e conhecimento dos alunos.

Para Denise os alunos precisam se preocupar mais com a cultura nas viagens escolares e não apenas com festa. Os grupos serão formados por 20 estudantes, sempre com a supervisão de um professor. “Não precisa ser aluno do Yázigi ou do Medianeira para participar do programa. A Irmã Isaura nos solicitou um programa de viagens direcionado para os adolescentes”, explica.

Conhecer novos hábitos culturais e outra língua será uma experiência muito válida para os alunos, sendo que para muitos poderá ser a primeira vez que estarão sem a companhia dos pais. “Pelo ponto de vista emocional e até de mundo será muito valioso para os aluno que terão de agir de acordo com o que aprenderam”, complementa.

Foto de capa: Andréia de Deus/Jornal Semanário