O PLANO DIRETOR

Um dos momentos mais importantes da história do município de Bento Gonçalves foi registrado nesta segunda-feira. O Plano Diretor, por força de lei – Estatuto das Cidades -, deve ser revisado a cada dez anos. O Prefeito Pasin contratou a Universidade do Rio Grande do Sul – que já havia elaborado um plano diretor anteriormente, na década de 1990, se não me engano – e uma equipe trabalhou muito tempo na sua elaboração. Concluído, o novo Plano deveria passar, também por força de lei, pelo COMPLAN e Fórum de Políticas Públicas, além de várias audiências públicas, ANTES de chegar na Câmara de Vereadores. Certamente, pela sua complexidade e importância, a sua discussão e apreciação requerem muito tempo. Foi o que aconteceu.

O PLANO DIRETOR II

Pois bem, como o Plano exigiu alterações, o COMPLAN, juntamente com várias entidades representativas, procedeu estudos exaustivos visando chegar a um denominador comum que pudesse atender aos interesses da população como um todo. Até aqui, tudo bem. Mas, quando chegou na Câmara, dezenas de emendas foram apresentadas. Claro que os vereadores apresentaram as emendas por serem prerrogativas legais deles. Mas, como o Plano exige muitos estudos técnicos, algumas emendas poderiam prejudicar outros pontos importantes. As entidades reuniram-se com o Prefeito e com vereadores. A conclusão foi a de que, como ainda há prazo, o Plano fosse retirado da pauta da sessão do dia 18 último, por solicitação do Prefeito Pasin, que foi atendida por votação de doze vereadores, tendo quatro contrários. Agora o Plano e as emendas poderão ser melhor avaliados. Bento Gonçalves agradece, Prefeito e vereadores!

O CIC / BG TEM NOVA DIRETORIA

O empresário Elton Gialdi assumiu, na noite do dia 14 de dezembro, a presidência do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Gialdi substitui Laudir Piccoli tendo a tarefa de dar sequência ao seu belo trabalho, o qual culminou com a inauguração do estupendo prédio do Centro Empresarial. Vários presidentes e diretorias estiveram envolvidos no projeto e construção do Centro, mas será Elton Gialdi o presidente nos seus dois primeiros anos de existência. A posse de Gialdi ocorreu com um festivo jantar, com um excelente show do menino Thomas Machado, vencedor do The Voice Kids. A coluna cumprimenta Laudir Piccoli e sua diretoria pela bela gestão e deseja ao novo presidente e diretoria pleno sucesso.

SEGURANÇA PÚBLICA

A cada dia vemos mais coisas absurdas acontecendo. Como se já não bastasse a farra da bandidagem contra as pessoas e o patrimônio – público e privado -, ainda temos que assistir ao vandalismo, à falta de noção e à selvageria de elementos travestidos de “torcedores de clubes”. No jogo do Flamengo x Independiente, o que esses bandidos protagonizaram merece figurar no rol das maiores delinquências já vistas no Brasil. Crianças, mulheres e torcedores comuns foram envolvidos no centro do vandalismo, precisando buscar proteção. A polícia, com a pífia legislação disponível, pouco pode fazer. Se agir com o rigor que os fatos requerem, certamente surgirá algum alienado da imprensa “mostrando o despreparo da polícia”. Ou nós, povo de bem, exigimos que a autoridade volte a ser concedida à polícia ou fechamo-nos em nossas residências, deixando a liberdade total a esses bandidos.

A SOLUÇÃO? DIFINI APONTA!

O jornal Correio do Povo publicou um artigo do presidente do Tribunal de Justiça, no qual ele questiona os “incentivos” concedidos pelo governo do Estado a grandes empresas, que resultaram em RENÚNCIA de arrecadação de mais de CATORZE BILHÕES DE REAIS, em 2014, sendo seis bilhões por norma constitucional e oito bilhões por opção política do governo. Escreve ele que a Gerdau teria recebido 475 milhões de incentivos do FUNDOPEM para gerar DEZ EMPREGOS. Segundo o presidente do TJ, o déficit do Estado, estimado em 2016 em 5 bilhões no ano passado, ficou em 150 milhões, ou seja, 1% de desoneração fiscal anual de 14 bilhões de reais. Difini entende que a CPI dos incentivos fiscais do Estado deve ter instalação com urgência, para que tenhamos TRANSPARÊNCIA. Teremos?

Últimas

Primeira
A Volkswagen assumiu haver colaborado com a ditadura militar. Até com denúncias de seus próprios funcionários. Antes a Rede Globo havia se declarado aliada em Editorial no Jornal Nacional. Quantas dessas “forças” ainda faltam declarar tal apoio? Alguma empresa ou entidade dos Estados Unidos, talvez?

Segunda
Interessante! Nas notícias em edições históricas que o Jornal Semanário está publicando, uma de 2007 informa o anúncio de que “o esgoto seria tratado”. Dez anos passados e o que se pode noticiar a respeito?

Terceira
E o Grêmio, TRI DA AMÉRICA, sucumbiu ao poderio futebolístico do Real Madrid. O sonho do Bi mundial foi transferido. Quiçá para 2018;

Quarta
O jogo mostrou a abissal diferença entre o futebol europeu e o do resto do mundo. Na medida em que o fator econômico se fez presente, nenhum país de fora da Europa consegue manter seus craques;

Quinta
Amanhã, véspera de Natal, as famílias se reúnem para festejar a “Data Máxima da Cristandade”. A coluna deseja a todos um grande a abençoado Natal, repleto de paz e amor. Feliz Natal, prezados leitores!