ESTÁ CERTO ISSO?

Há alguns anos, creio que em 2014, a revista Superinteressante publicou farta matéria sobre as desigualdades existentes. Na época mencionei até os números nela publicados. A concentração da renda e do patrimônio nas mãos de poucos é uma realidade incontestável no Brasil. A revista apontou o fato de que sessenta e quatro pessoas detinham mais da metade da riqueza do mundo. Recentemente, novos dados escancaram essas diferenças. Pior, elas cresceram ainda mais. As SEIS pessoas mais ricas concentram, juntos, a mesma riqueza que os 100 milhões mais pobres do país, ou seja, a metade da população brasileira (207,7 milhões). Estes seis bilionários, se gastassem um milhão de reais por dia, juntos, levariam 36 anos para esgotar o equivalente ao seu patrimônio. Foi o que revelou um estudo realizado pela Oxfam. Está certo isso?

DESIGUALDADE SOCIAL

Estudos mais recentes apontam que o 1% mais rico detém mais da metade da riqueza do mundo. O que isso representa? Simples! Algo está errado e não é de agora, não é recente. Por séculos essas diferenças vêm existindo. Antes, com a ausência total de informações ou com elas sendo “filtradas”, os miseráveis do mundo acabavam se acostumando com esse absurdo estado de coisas. Agora, quando tudo se apresenta a todos em frações de segundos, de qualquer parte do mundo, as desigualdades estão sendo escancaradas. E, obviamente, estão provocando inconformidade na medida em que penalizam a esmagadora maioria. As consequências já se fazem sentir e a tendência é seu recrudescimento com o passar do tempo, muito rapidamente, graças ao imediatismo das informações. E aí? Fazer o quê?

A SOLUÇÃO URGE!

Sim, há várias coisas que podem ser feitas para se amenizar essas discrepâncias sociais. A primeira delas é parar de chamar de “comunista” aqueles que querem mais igualdade. Depois, parar de pensar e dizer que “temos que ensinar a pescar”. Isso é fácil para aqueles que só não “pescam” porque não querem. Por que não ‘ensinam a pescar” aquela gente que sequer comer conseguem, pelo menos uma vez por dia? Que oportunidades “para pescar” milhões de brasileiros e de miseráveis do mundo recebem? Há, sim, algumas medidas a serem tomadas pelos governantes. Impostos sobre grandes fortunas, taxações de heranças, imposto de renda mais alto para os mais ricos e programas de distribuição de renda são propostas para combater essa desigualdade – muitas nunca implementadas em nosso país e em muitos outros no mundo todo. Até quando?

POLICIA LEGISLATIVA

Enquanto isso, vemos que a tal de Polícia Legislativa do Congresso Nacional, possui número não divulgado de pessoas, mas as que fazem o policiamento são um quarto, aproximadamente, do total. É a polícia mais bem paga do Brasil, com salários superiores a 15 mil reais mensais e horário de trabalho de 24 horas por 72 horas ou 12 horas por 36 horas. Já nossos brigadianos, que expõem suas vidas ao risco constante do dia-a-dia, ganham absurdamente menos que isso. Diria que menos de um quito. E o que nós, povo, fazemos para colocar um paradeiro nisso? Absolutamente nada. Apenas pioramos tudo na medida em que reelegemos esses deputados e senadores. Mais uma vez, pergunta-se: até quando?

E A PIPA-PÓRTICO?

Não sei se foi coincidência, mas dia desses retornando a Bento Gonçalves e entrando pela Pipa-Pórtico, não vi as tradicionais luzes de Natal – e outros adereços pertinentes à data – iluminando-a, enfeitando-a. A Via Del Vino está bonita, bem decorada. Não é “uma Brastemp”, tipo Gramado, mas está agradando a muita gente. Como temos a pretensão de ser uma “cidade turística” temos, sim, que imitar cidades que já consolidaram essa condição, como Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Claro que Gramado está muito além em muitos quesitos ligados ao turismo, mas, sinceramente, o que temos feito para crescer como eles nessa “indústria sem chaminés” que traz recursos financeiros imensos? Temos que repensar nossas condições turísticas. Ou não? Quantas pessoas se preocupam e trabalham por isso? Qual o apoio que elas têm?

FINALMENTE!

Pois é, depois de muitos e muitos anos, finalmente os usuários da Praça de São Bento podem usufruir de sanitários públicos. A praça, bem servida por brinquedos infantis, atrai grande número de pais com seus filhos. Além disso, há a concentração de pessoas na avenida Planalto e os que querem fazer suas carteiras de habilitação. Todos, agora, não precisarão mais bater em portas de moradores ou… para satisfazerem suas necessidades básicas. Valeu, Prefeito Pasin! A comunidade, certamente, agradece!

Últimas

Primeira
Bah! E eles não cansam de meter a mão nos nossos bolsos. Como se não bastassem os inúmeros impostos, taxas, pedágios, contribuições e outras coisas mais que nos cobram para possuirmos veículos, inventaram a “taxa de inspeção veicular”;

Segunda
Será que não percebem que não há mais margens para tributar no Brasil? Só o ICMS estadual cobrado nos combustíveis já ultrapassaram o limite tolerável. O que querem mais? Revolta do povo?

Terceira
Por que as obras das calçadas da rua Saldanha Marinho e José Mário Mônaco estão demorando tanto? Os transtornos que essa demora está causando são imensos. Vamos trabalhar mais e mais diariamente?

Quarta
O ano da dupla grenal foi satisfatória para ambos. O Grêmio contabiliza o Tri da América e vaga garantida para a Libertadores 2018 e o Inter garantiu vaga na série A;

Quinta
Que 2017 não foi o melhor de nossas vidas é óbvio. Mas que temos esperanças de que 2018 poderá ser um pouco melhor é inegável. Então, feliz 2018 para todos nós!