Após o recebimento de denúncias, o Grupo de Fiscalização do Departamento de Biodiversidade (DBio) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) foi conferir a prática de maus tratos e comércio ilegal de pássaros silvestres por parte de criadores amadores de passeriformes.
Na ação de fiscalização nos municípios de Caxias do Sul e Farroupilha, a equipe apreendeu 52 aves, como o corrupião, trinca-ferro, cardeal, patetão, azulão, coleirinhos-papa-capim, graúna, entre outros. A operação contou com o apoio do 1° Pelotão Ambiental da Polícia Militar de Caxias do Sul e o 3º Grupo Ambiental da Polícia Militar de Bento Gonçalves.
Em dois dos quatro endereços vistoriados os analistas confirmaram que todas as aves encontradas eram submetidas a maus tratos e abuso. Outro criador não possuía irregularidades e o quarto não foi localizado.
Os técnicos não encontraram mais de 40 aves que deveriam estar nos endereços autorizados, indicando o possível comércio ilegal. Além disso, seis aves não anilhadas, portanto de origem ilegal, foram identificados nas residências, configurando infração grave. Foram apreendidos azulão, coleirinho-papa-capim, coleirinho-baiano, pintassilgo e caturrita.
Outras sete anilhas apresentavam indícios de fraude, por estarem abertas ou por serem anilhas recentes e estarem em pássaros de idade avançada. Os criadores serão multados em aproximadamente R$ 60 mil e terão suas licenças canceladas.
Fonte: Ascom Sema
Foto: Foto: Divulgação Sema