Faltam nove dias para a passagem da Tocha Olímpica por Bento Gonçalves e os preparativos estão intensos. O trajeto de cinco quilômetros deve durar cerca de duas horas e vai passar pelas principais ruas do município. Em 14 pontos, moradores e turistas contarão com diversas atividades, tornando o momento ainda mais especial.

O símbolo chega em Bento às 7h de sábado, dia 9, e será levado por 25 atletas. O percurso tem início na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, passando pela Herny Hugo Dreher, Planalto, Treze de Maio chegando até a Via Del Vino, seguindo para a Estação da Maria Fumaça.

Um dos destaques da programação é na Praça Ismar Scussel, junto ao Museu do Imigrante, onde o Grupo Sinfonia de Campo e o CTG Paisanos da Tradição se apresentam.

O shopping L’América também comemora o evento com programação diversificada. Das 8h30 às 12h ocorre oficinas de ginástica artística, jiu-jitsu, colorir, além de atividades com escoteiros e com a equipe de futebol americano Bento Gonçalves Snakes. Na parte da tarde, até às 20h30, além de atividades com os escoteiros, a comunidade poderá participar de uma oficina de gastronomia promovida pelo Senac.

No centro, na Via del Vino, a passagem da tocha será marcada por um “ola” coletivo, com espumantes da vinícola Lídio Carraro – cuja linha Faces foi escolhida pelo Comitê Olímpico (COI) como vinho e espumante oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Logo em seguida, no shopping Bento, decoração da Coca-Cola, mateada, distribuição de brindes e balões, apresentação do Coral da Abraçaí, presença do time de futebol americano Ximangos de Carlos Barbosa estão entre as atrações. As atividades começam a partir das 8h.

Os atletas seguem com a tocha até a estação de trem Maria Fumaça, onde a comunidade participará de uma grande festa. Um palco sediará o show das bandas Toque Novo, Antro e Raio-X.

Vale destacar que um caminhão da Coca-Cola passará 30 minutos antes pela rota de passagem da Tocha Olímpica. A marca distribuirá bebidas e brindes oficiais. Vitrines de lojas e cartazes alusivos contribuirão para marcar o trajeto.
A passagem da Tocha Olímpica em Bento Gonçalves não gera despesas ao município. A ação conta com o patrocínio das marcas Coca-Cola, Nissan e Bradesco.

Trânsito e segurança
O trânsito em todas as ruas que integram o trajeto estará bloqueado a partir das 5h30min. Não será permitido, em hipótese alguma, a passagem de veículos nas vias determinadas durante o período do evento. A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) disponibilizará mais de 30 agentes, além de voluntários, Brigada Militar e Polícia Civil.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) disponibilizará três viaturas, além de um helicóptero. Uma delas acompanhará o comboio. A segunda ficará de reserva e a terceira estará disponível para a população.