O envelhecimento comporta uma série de mudanças em várias dimensões da vida. Essas mudanças podem ocorrer nos desempenhos cognitivo, afetivo e social, implicando alterações em interesses, motivações, atitudes e valores.

Embora muitas pessoas associem essa etapa do ciclo vital com perdas, ela também pode se caracterizar por aprendizagens, descobertas e realizações. O envelhecimento constitui uma etapa de ganhos importantes e, talvez, o principal desafio seja conseguir um equilíbrio estável entre as possíveis perdas e estes ganhos.

Como em qualquer outra etapa do ciclo vital, os idosos precisam das redes de relações sociais para assegurarem-se de que são valorizados, amados e cuidados. E no caso de doenças e incapacidades, precisam receber apoio instrumental, material e afetivo. A pessoa idosa deseja e pode permanecer ativa por tanto tempo quanto for possível, desde que lhe seja proporcionado o apoio adequado.

Nesse sentido, atividades que favoreçam o desenvolvimento ou a recuperação de atitudes e habilidades psicossociais e que promovam um nível adequado de auto-estima poderão contribuir significativamente para a qualidade de vida do idoso.

Nesse sentido, Oficinas Terapêuticas podem constituir uma importante alternativa para promover a interação e a participação saudável do idoso na sociedade, destacando o viver humano, as angústias, as alegrias, os sonhos, a sua sabedoria. A pessoa idosa traz consigo uma série de saberes acumulados ao longo da vida, os quais poderão contribuir para que sua existência seja repleta de sentido.

Com esses fundamentos, a Aconchego Casa de Repouso vem oferecendo para idosos da comunidade em geral e para os hóspedes, Oficinas Terapêuticas voltadas ao desenvolvimento ou à recuperação de potencialidades que possam ter sido perdidas ou enfraquecidas ao longo do ciclo vital. Além disso, as oficinas visam à formulação de estratégias adaptativas (cognitivas e/ou comportamentais) para o enfrentamento das mudanças que costumam acompanhar o processo de envelhecimento e para compartilhar modos diversos de vivenciar essa etapa.

As oficinas ocorrem quinzenalmente, nas quartas-feiras, das 13h30min às 17h 30min, sob a supervisão de profissionais de diferentes áreas, buscando assim contemplar os participantes de maneira integral, de modo a que possam conservar ou mesmo ampliar sua autonomia e sua qualidade de vida.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3452-4223.