Para que servem as redes sociais se não para nos tornarmos mais próximos de amigos e família distantes? Para ficarmos mais atualizados com as notícias, com os bebês que nascem, com os casais que se formam, com os que se separam e com as selfies peitudas? Te digo: passar raiva.

O passatempo preferido no Facebook e Instagram é causar ‘tretas’ e seguir quem a gente não gosta. Eu sou dessas. Já me segurei muito para não responder com um comentário realista (depois comentei, repliquei, me arrependi, droga) e já tentei dar “unfollow” em quem não combinava comigo. Mas o que a gente faz? Continuamos vendo stories só para alimentar aquele ranço por quem às vezes nem conhecemos pessoalmente. Queremos imitar Annie em “Louca Obsessão” – beijo migas, pobre Sheldon. Qual o limite da sua gastrite? Gostamos de sentir isso, e é tão patético! Seria tão mais simples esquecer o que não nos agrega e parar de alimentar um sentimento tão ruim…

Possuímos uma energia tão poderosa capaz de nos levantar, de nos fazer felizes e produtivos. Perdemos tempo agourando – e muitas vezes é sem querer, e não entendemos o poder que isso tem sobre nós mesmos.

Como tudo na vida, as redes sociais podem desencadear qualquer sentimento e situação: alegria, tristeza, brigas, desentendimentos, motivação. Até parece trânsito: avançamos ao sinal errado, não respeitamos a pista do outro: porque cada um posta o que quiser, para quem não gostar tem um botãozinho mágico onde você pode parar de ver aquilo. Simples, finish. Natural que tenhamos opiniões diferentes, mas não há respeito com a réplica, nem com a tréplica. Não existe debate, existe briga, que vira fuleragem sem limites.

Existe gosto para tudo. Se não te agrega, deixa ir. Já pensou que está dando curtida e ibope para essa pessoa? Já que o que vale hoje são os números…pense nisso! Siga quem você gosta, quem compartilha as mesmas ideias, quem fecha contigo. Não perca seu precioso tempo dando visualização, faça uma hidratação no cabelo ou clica lá naquele perfil e aprenda a fazer toalha de crochê. Esse chapéu me serve também, não se preocupem.

Use essa arma com sabedoria. Facebook também não é Tinder, só para lembrar.