Vocês conhecem a Odetinha? Ela está na mídia e, pelo o que tudo indica, serão mais que quinze minutos de fama. Na verdade, especula-se que seu nome tem chance de ganhar uma reverência, e seu papel, de ser não apenas virtual.

Blogueira? De certa forma. Ela é mais que cibernautica.

É cielonautica, e tem um site chamado “Eternidade”, que ela criou para as pessoas postarem suas histórias… Li algumas, mas antes de contá-las, vou dar umas pinceladas de sua própria história…

Odete Vidal de Oliveira, a Odetinha, filha única de comerciantes portugueses bem sucedidos, cresceu no Rio de Janeiro, nos anos 30, cercada de mimos pelos pais… Mas nem por isso se tornaria uma menina “mimada”. Pelo contrário: era espiritualizada, caridosa, fazia e inspirava o bem. Morreu em 1939, aos 9 anos, com febre tifóide e meningite. Contam que, dias antes de ficar doente, ela previu a própria morte. Foi à escola, brincou com os coleguinhas e se despediu. Seu calvário durou quarenta e nove dias, tempo em que suportou a dor com uma maturidade espiritual extraordinária. Orava e oferecia seu sofrimento a Jesus em nome das missões e das crianças pobres. Morreu serenamente após ter recebido a comunhão.

Odetinha virou uma lenda, e o mistério que persiste há mais de setenta anos, começa a ser desvendado com a investigação da Igreja. Se confirmados seus milagres, teremos nossa primeira santinha carioca para interceder junto aos Céus por este Brasil de tantos sotaques e mazelas.

Os milagres? O primeiro teria ocorrido, por coincidência – ou não – com sua mãe, logo após a morte da menina. Dizem que D. Alice foi curada de um ferimento na perna provocado por atropelamento. O corte era muito profundo e indicava a necessidade de amputação daquele membro. Então o afilhado de D. Alice, em conversa com o espírito de Odetinha, junto ao túmulo dela, recebeu a orientação para que a mulher mergulhasse a perna em uma bacia com água e pétalas. Um dia depois ao “tratamento”, não se via mais nenhum sinal de lesão. Outra suposta cura foi relatada por Janaína Messias, paraibana que atualmente trabalha onde Odetinha estudou. Uma forte inflamação no rosto acabou em infecção, com risco iminente de septicemia. Janaína passou a rezar a oração de Odetinha diariamente, sem deixar de ingerir a medicação prescrita e ficou boa. A carioca Mércia Trindade também apelou à menina para resgatar seu filho, que estava se perdendo com a más companhias.

Uma enviada de Deus ou uma fraude dos homens? Enquanto se aguarda o pronunciamento da Ciência, que tal a gente repetir a oração de Odetinha?! Vá que possamos contribuir com a |Igreja…

“Ó querido Jesus, que escolhestes as criancinhas, curando-as e as abençoando, demonstrando particular predileção por elas, que Vos louvam com um louvor perfeito e revelando, assim, o Reino de Deus aos menos favorecidos da sociedade, aos simples e aos humildes, olhai com carinho nosso pedido, pelos méritos infinitos de Vosso Santíssimo Coração e do Coração Imaculado da Santíssima Virgem que, se for para a Vossa maior Glória e bem de nossas almas, Vos digneis glorificar, diante de toda a Igreja, a menina Odete Vidal de Oliveira, lírio de pureza e caridade da Igreja Particular de São Sebastião do Rio de Janeiro e exemplo de vida para o povo de Deus.

Unidos em Comunhão eucarística e guiados pela doçura do Espírito Santo, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que Vos pedimos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.”