Contrato entre empresa e Corsan, para ETE, deve ser assinado ao longo da próxima semana

A assinatura do contrato, entre empresa vencedora da licitação e Corsan, para a construção da estação de tratamento de esgoto de Bento Gonçalves, deve ocorrer ao longo da próxima semana. Se os tramites legais previstos na licitação forem respeitados, a previsão é de que a obra esteja concluída até o final do ano que vem.
A empresa catarinense Fast Indústria e Comércio LTDA foi a vencedora do processo licitatório, uma vez que as demais concorrentes foram desclassificadas na abertura dos envelopes. O investimento estipulado pelo documento é de R$ 9,2 milhões, o prazo para exeução é de 250 dias, além de um ano de acompanhamento após a entrega da obra.
De acordo com o gerente da unidade da Corsan de Bento Gonçalves, Marciano Dal Pizzol, a ordem de início deve ser dada na próxima semana e, que até o término de 2017, a licitação estará em vigor. “A tendência é que no final do ano que vem esteja em funcionamento”, comenta. Ainda segundo Dal Pizzol, no ano posterior à conclusão da obra terá atividades assistidas, com o objetivo de orientar os funcionários e prestar suporte à estação. “Assim vão passar a tecnologia para nossos colaboradores”, avalia.

Sete anos de espera

O contrato firmado em 2010 nunca foi executado em sua totalidade, devido à falência da empresa que seria responsável pela obra. Desde então, a construção da estação de tratamento está praticamente parada.
Segundo o prefeito Guilherme Pasin, foi conquistada uma fase de execução de termo que há muito tempo vem sendo buscada pelo município. “A gente está muito feliz”, comemora.
Além disso, o prefeito ressalta que lhe incomodava muito o fato de Bento Gonçalves não possuir uma estação de tratamento para esgoto, o que coloca em risco a saúde dos bento-gonçalvenses. “Cobramos demais da Corsan, buscamos soluções fora do contrato da Corsan, junto com a iniciativa privada”, expõe.
Pasin ainda coloca que as especificações da licitação foram bastante exigentes, o que traz tranquilidade ao Poder Público quanto à garantia de execução da obra. “Acredito que não teremos contratempos, estamos confiantes”, ressalta.
Mesmo assim, o prefeito garante que a Prefeitura deve atuar na fiscalização da obra, no sentido de garantir o cumprimento dos prazos. “Nós vamos estar vigilantes e contamos com a ajuda da comunidade para ajudar a manter essa pressão”, enfatiza.
Ainda segundo o prefeito, em breve deve ser lançada a licitação para a bacia de captação do Burati. “Vai ter uma estação de fluentes mista. Vamos conseguir tratar tudo sem fazer novas e grandes obras, de detonação da cidade, como foi na zona sul”, avalia Pasin.