Ler é um ótimo exercício para a memória e traz diversos benefícios. A Biblioteca Pública dispõe de um acervo de mais de 33 mil exemplares para diferentes idades, estilos e gostos

No próximo mês, Bento Gonçalves recebe a Feira do Livro. Para entrar no clima de um evento literário tão importante para a cidade e os munícipes, como forma de incentivo à leitura, fomos em busca de indicações de livros. A Biblioteca Pública de Bento Gonçalves conta com um acervo de mais de 33 mil livros (catalogados em 2017). O acervo da biblioteca está informatizado e disponível pela internet para consultas, reservas de livros e renovações dos empréstimos.

Muitas pessoas sabem que a leitura tem um papel importante na formação do ser humano, por isso, se você ainda não tem, ou perdeu este hábito, comece ou retorne às leituras. Não é difícil ler e nem aprender a gostar desta atividade. Além de mais conhecimento, muitos são os benefícios que este prazer lhe proporcionará.

O primeiro benefício é o melhoramento do funcionamento do cérebro. Inúmeras pesquisas comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

A leitura estimula a criatividade, ou seja, você melhora sua escrita, seu vocabulário e ainda se torna mais criativo!

Quando praticamos este hábito, temos a capacidade de imaginar o cenário da trama, a forma física dos personagens, criamos um mundo imaginário sobre aquele livro. Bacana, não é? Para estimular a criatividade, leia livros de diferentes épocas. Desta forma, você viajará no tempo e curtirá cada segundo desta experiência!

Além disso, ler mais incita nosso senso crítico e também provoca a empatia. Com todos estes benefícios, nada melhor do que uma boa leitura. Fique atento às indicações de livros para aproveitar os melhores momentos, ler e curtir a Feira do Livro que inicia no dia 10 de outubro com o tema ‘Influência digital para compartilhar a Literatura’.

Para associar-se à Biblioteca, é necessário apresentar a identidade; um comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz ou telefone) e pagar a taxa anual de R$ 15 na própria biblioteca. Informações de como proceder podem ser obtidas pelo telefone 3452-5344 ou pelo site bento.phlnet.com.br.

Ao longo de vinte anos, o acervo pessoal de Luis Fernando Veríssimo guardava algumas preciosidades – poemas, tiras e desenhos publicados em jornais e revistas com o curioso título de Poesia Numa Hora Dessas?! Este livro reúne os melhores momentos da série em que Veríssimo, com seu olhar arguto, sarcástico e irônico – sem perder a graça e a ternura jamais -, traduz em lirismo e humor o nosso dia-a-dia.
O exemplar pode ser retirado na Biblioteca Pública.

O Tempo e o Vento é uma saga, uma das mais importantes obras de Érico Veríssimo que narra 200 anos de história da formação do Rio Grande do Sul sob o ponto de vista da família Terra-Cambará. As obras do escritor gaúcho Érico Veríssimo podem ser conferidas na Biblioteca Pública. A coleção do escritor é muito solicitada em vestibulares – portanto vale a leitura (não somente para o vestibular, mas para a vida!).

Um dos livros da literatura infanto-juvenil que atraem os olhares. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a população local. Um livro para entrar de cabeça e fazer parte desta aventura!

Rita Sapeca convida seus colegas para um lanche em sua casa. Mas entre um ingrediente e outro, alguns imprevistos acontecem. Porém, Rita dribla os contratempos e fica muito bem com seus amigos. Este livro é lúdico e especial para os pequenos, que aprendem a leitura de forma divertida (com desenhos e até mesmo um dicionário!). Além deste exemplar, os demais livros da coleção da Rita Sapeca podem ser conferidos na biblioteca.