Parceria da Aapecan-BG e ONG Fio de Luz, de Minas Gerais, entregou perucas para mulheres em tratamento de câncer

A tarde de quarta-feira, 5 de dezembro foi especial para um pequeno grupo de mulheres, de várias idades, e que estão tratamento contra o câncer. Por intermédio de uma parceria entre a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) e a Organização Não Governamental (ONG) Fio de Luz, de Minas Gerais foram gratuitamente entregues e as mulheres tiveram um dia de beleza completo.

A partir de agora, a Aapecan receberá o acessório de beleza da Ong Fio de Luz criando, assim um banco de perucas para as mulheres em tratamento contra o câncer. Além disso, a entidade assistencial estará arrecadando cabelos para a confecção do acessório.

Para formalizar a parceria, a primeira ação foi a entrega das perucas. Vários estilos, cores e cortes estavam disponíveis para a escolha de um grupo de mulheres. Ao verem as perucas, elas não escondiam a ansiedade, detalhavam o estilo desejado e deixavam no primeiro momento a imaginação fluir para projetar como ficariam.

A partir da escolha, a imaginação passou a ser realidade. Ao se olharem no espelho, a emoção tomou conta das mulheres, com risos, sorrisos e algumas lágrimas, mas não de tristeza e, sim, de felicidade pelo momento.

Em tratamento contra o câncer, Geni Gregori resumiu com um largo sorriso, o sentimento de ter recebido esse presente. “É legal. A gente se sente melhor por estar com o cabelo comprido. São oito meses na luta e esperando o cabelo crescer. Agora com a peruca a gente tem uma nova animação, motivação para seguir o tratamento, se sente mais viva. Só agradecer à todos por esse presente, ainda mais nessa época importante de Natal”, valoriza.

Assim que colocou a peruca , Geni não deixou de fora o estilo e recebeu elogio dos voluntários da Aapecan. “Está linda com esse cabelo novo e esse chapéu”, enalteciam.
Em nome da Aapecan, a psicóloga Scheila Romagna falou sobre a ação de entrega para as participantes. “É muito gratificante para a equipe ver a alegria dessas mulheres pelo tratamento que abala a estrutura emocional. Poder proporcionar uma peruca com cabelos naturais eleva a motivação para seguir em frente de buscar a cura”, destaca.

Ainda conforme Scheila, o fato delas estarem novamente com cabelos melhora o sentimento delas perante a sociedade. “Infelizmente, a comunidade ainda olha para essas pessoas que estão em tratamento e carecas de forma avessa, um tanto discriminatória ou com sentimento não agradável. Elas nos trazem esse incômodo nas conversas, mas agora isso vai mudar”, salienta.

O fundador da Ong Fio de Luz, Edmilson Marques de Oliveira, enalteceu a parceria com a associação bento-gonçalvense. “A Fio de Luz nasceu há um ano com a doação de perucas. Vimos que essa ação estávamos devolvendo o sorriso para essas mulheres. A partir disso, aumentamos a produção, abrimos uma fábrica que atende 10 hospitais de Minas Gerais e alguns estados. E agora, chegamos até a Aapecan e fechamos essa parceria que nos dá muita alegria. As pessoas podem ajudar doando cabelos para o banco e nós, da ONG estaremos alegrando a vida dessas mulheres”, explica.