Está achando que ter uma barba é só deixar os pelos tomarem conta da sua cara? Pode pensar de novo, amigo! Para esse emaranhado de fios se tornarem uma verdadeira barba de respeito você vai ter que se empenhar pelo menos um pouco.
E aí, está disposto a mudar sua rotina? Podemos afirmar que vale a pena, viu? É só seguir essas dicas!

Primeiro de tudo: Você sabe lavar a barba?
Não, não é só passar uma água às vezes e também nada de shampoo para cabelos, sabonete ou sabão. Você precisa definir uma rotina de higienização dos pelos e investir em produtos desenvolvidos especialmente para esses fios e todas as suas particularidades.

O recomendado é que você faça a lavagem com um shampoo para barba em um dia e no seguinte lave com água morna durante o banho. Pode lavar com shampoo todo dia também, é só dar uma olhada na recomendação ou modo de usar do produto, pois alguns, mais fortes ou de limpeza profunda, são melhor aproveitados se usados dia sim, dia não.

Domando os pelos
Só com o uso do shampoo, pode ter certeza que sua barba já vai estar com a aparência e a textura bem melhor. Mas, se o seu objetivo é ostentar, os cuidados não param por aí.

Para nunca mais ouvir reclamações de que sua barba arranha ou machuca, a saída é só uma: hidratação. E para hidratar bem os seus pelos faciais, e de quebra o rosto que também sustenta eles, a indicação é o uso do óleo para barba. Esse produto hidrata, dá brilho e fortalece os fios.

Se você prefere seus pelos com um jeitão mais “bagunçado”, pode só distribuir o óleo com as mãos e está pronto. Agora, se a sua preferência é por uma barba mais “domada”, o melhor é o uso do pente para barba, principalmente os feitos de madeira, que ajudam a controlar o frizz. Para os bigodudos, a cera para bigode é outro ótimo investimento, já que possibilita a modelagem dos fios.

E, por fim, a barba de respeito!
Com uma rotina de cuidados com a barba, que inclua essas dicas, pode ter certeza que em pouco tempo você será o orgulhoso dono de uma barba de respeito! Só alguns toques finais para conseguir manter a boa aparência no dia a dia:
– Apare as pontas de tempos em tempos para manter o formato e garantir que você não tenha visual ogro;
– Evite dormir com a barba molhada, isso pode acabar deixando ela amassada e pode até dar caspa;
– Cuide da sua alimentação e deixe o sedentarismo no passado, isso também influencia no ritmo de crescimento e na aparência da sua barba.