Nos últimos anos, durante as estações de primavera e verão, milhões de brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do Distrito Federal, adiantam o relógio em uma hora, com a finalidade de economizar energia elétrica. Este é o chamado Horário de Verão, que encerra na data de hoje à meia-noite. Mas quanto representa esta economia de energia ao país? O custo da energia elétrica no Brasil é o terceiro mais caro do mundo, ficando atrás da Alemanha e da Áustria. Deste modo, o quanto o brasileiro paga pelo consumo de energia elétrica é superior a grandes potências mundiais como, por exemplo, Estados Unidos, Inglaterra, China, Rússia, Japão, Coréia do Sul, Itália e França.

Com a finalidade de aproveitar melhor a luz natural e com o intuito de economizar energia, o Horário de Verão foi instituído para amenizar os horários de pico de consumo, que corresponde das 18h às 21h, quando a maioria dos brasileiros se direciona do trabalho ou de compromissos escolares para as suas residências. Nesta semana, a Rio Grande Energia (RGE) informou que o horário de verão apresentou uma redução de 0,8% no consumo de energia elétrica em mais de 260 municípios gaúchos em sua área de concessão e mais de 3% de redução durante os horários críticos de consumo, após às 18h. A porcentagem pode ser insignificante em termos de números, porém é necessário para atender uma cidade do porte de Passo Fundo, Santa Maria ou Caxias do Sul por 22 dias. Em nível nacional, a economia deve oscilar entre 3% a 5,5% em referência ao horário de maior consumo. Em virtude disso, fica uma pergunta a ser respondida por todos nós brasileiros: e se não houvesse o Horário de Verão? A população precisa de uma norma federal para ter um pouco de consciência em relação ao desperdício de energia elétrica?

Assim como a energia elétrica, a humanidade vem desperdiçando água e cada vez mais poluindo o meio ambiente. Hoje, é um dever de todos saber que a energia é escassa e a nossa obrigação é economizar o tempo todo, não somente aceitando o horário de verão. O homem precisa entender que uma economia aqui e outra acolá têm o objetivo de ajudar o mundo, e isso começa no apagar das luzes que estão acesas sem ninguém estar utilizando ou até mesmo quando um aparelho fica em modo de espera. São pequenos detalhes que fazem a diferença em relação ao nosso amanhã, e a estrutura energética, não somente em nosso país e sim no mundo todo, agradecem. De nada adianta tapar o sol com a peneira, a humanidade, e todas as empresas estatais, utilizem os recursos com sabedoria. De nada adianta construir uma hidrelétrica atrás da outra, se a população continuar em um consumo desenfreado de energia. É válido salientar que quando construímos uma hidrelétrica, perdemos muito em biodiversidade e é isso que pode ocasionar uma deficiência irreparável no futuro.

Portanto, o horário de verão tem o seu objetivo perante o governo federal, mas a lição deve ser feita em casa. Agora e já! Que tal começar desligando a luz do monitor do computador que não está sendo usado?