Olhe para as mãos e veja como estão as suas unhas. Percebe manchas diferentes? Estão quebradiças? A espessura está normal? Qual a coloração delas? Caso note algo incomum, atenção!
Doenças se manifestam da raiz do cabelo à ponta dos pés, mas as unhas são particularmente boas para delatar alterações na saúde. Isso acontece porque produzir unhas saudáveis é uma tarefa complexa e delicada. Se faltar algum zinco, ferro, cobre, água, entre outros, a matriz ungueal, responsável pelo seu cres¬cimento, entrega um trabalho malfeito. Isso sem falar em agentes externos: unhas amareladas, por exemplo, podem ser sinal de fungos que aproveitaram uma imunidade baixa. Por isso, dermatologistas recomendam o autoexame das unhas. Se não estiver rosa e com a lúnula (a popular “meia-lua”) bem branquinha, não precisa roê-las, mas marque uma consulta.
Na ponta dos dedos: veja como identificar esses e outros possíveis problemas.
• Manchas esbranquiçadas: estão relacionadas à anemia, à carência de zinco e proteínas, a dermatites de contato (alergias a esmaltes, sabões, detergentes), à psoríase, a micoses, à intoxicação por metais pesados ou à insuficiência renal. O uso de determinados medicamentos, como os remédios quimioterápicos e alguns antibióticos, também pode causar esses sinais, assim como tirar demais as cutículas sem os cuidados de higiene, deixando a porta aberta para outras doenças.
• Manchas amareladas: essa característica é bem frequente em pessoas que fumam, pois a nicotina do cigarro muda a coloração das pontas dos dedos, assim como em quem usa esmaltes escuros com frequência. Se nenhum dos dois for o seu caso, a causa pode vir do consumo de antibióticos, da ingestão em excesso de betacaroteno (precursor da vitamina A, encontrado na cenoura, na beterraba e no mamão, entre outras frutas e verduras de tonalidade alaranjada), de diabetes, de micoses, de males do fígado ou de infecção fúngica.
• Totalmente amareladas, espessas e sem crescimento: pode haver algum problema ligado a distúrbios pulmonares.
• Pontos arroxeados ou azulados: em alguns casos, significa que há falta de oxigenação no corpo – o que indica uma possível infecção nos pulmões. Também vale investigar a existência de micoses, tumores, ingestão de remédios coagulantes, problemas cardíacos ou lúpus eritematoso.
• Metade branca, metade avermelhada: sinal de possíveis problemas renais.
• Esverdeadas ou com inchaços, vermelhidão e dor que se expande ao redor dos dedos: sugerem alguma infecção bacteriana ou micose.
• Faixas escuras: se surgirem essas linhas, procure o médico o mais rápido possível, pois pode ser câncer de pele. Em alguns casos, pode ser também disfunções hormonais e micoses.
• Ondulações: geralmente são consequência de traumas causados pelo uso da espátula de empurrar cutícula com muita força. Caso não tenha ido à manicure recentemente, atenção! Esse sinal aponta anemia, doença cardíaca ou pulmonar.
• Fragilidade, sequidão e tendência à descamação: são indicações de falta de cálcio, de zinco e de vitaminas A, B e E (nutrientes presentes na unha) ou de carência de ferro. Em casos mais graves, apontam anemia ou hipotireoidismo.

Fonte: Revista Super Interessante