O PREFEITO PASIN NO CIC/BG
Como tem acontecido tradicionalmente, o Prefeito Guilherme Pasin foi o palestrante na primeira reunião-jantar do ano, promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC/BG. Com o tema “O Grande Sonho de Bento Gonçalves”, Pasin apresentou propostas cujos detalhes o Jornal Semanário noticiou em reportagem na página 7 da edição desta quarta-feira, dia 21. Mas, o que quero abordar é o assunto “eleições de 2018”. E não a eleição presidencial porque nessa qualquer resultado, qualquer candidato dos que até agora se apresentaram, nada mudará nesse mundo imundo que em que o Brasil está chafurdando. Portanto, o que nos diz respeito, diretamente, é a eleição parlamentar. Nesse assunto o Prefeito Pasin portou-se como um exímio político.

O PAPEL DO PREFEITO
Foi o que perguntei ao Prefeito Pasin na reunião-jantar do CIC/BG. Qual seria a ação dele, como líder político maior, na administração das candidaturas, visando não termos, novamente, um exército de candidatos sem a menor chance de eleição. Pasin argumentou que os partidos deverão apresentar candidatos que possuam condições de conquistar os votos necessários. Retruquei dizendo que, em cada eleição, ficava clara a intenção dos candidatos e partidos de, simplesmente, “aparecer”, visando uma próxima eleição a vereador. Sei que Pasin não tem poderes para definir isso, mas quero crer que como bom bento-gonçalvense e defensor de nossos interesses, ele terá atuação nos bastidores para evitar a proliferação de candidatos “para aparecer”. Bento precisa voltar a ter representação no âmbito estadual e federal. Terão nossos políticos capacidade para pensar na população e não só nos seus “interésses”? É o que veremos brevemente.

O QUE FARÃO AGORA?
Pois é, eleger deputados estaduais e federais sempre esteve na pauta de qualquer cidadão bento-gonçalvense que enxergue um palmo adiante de seus interesses pessoais. Nesse quesito, o CIC/BG esteve na vanguarda nas últimas décadas. Até o Fórum das Entidades foi criado para debater o assunto, com a participação de todos os partidos políticos locais. O então presidente Petri não mediu esforços. Muitas reuniões foram feitas. Pesquisas foram mostradas aos membros e aos dirigentes partidários. No dia em que o Fórum das Entidades ouviria quem seriam os candidatos apontados (e o objetivo foi sempre um número mínimo necessário para conquistar a eleição), eis que os partidos presentes argumentaram que todos teriam seus candidatos concorrendo. E assim foi feito. O resultado, que até os pardais da Praça Dr. Tacchini sabiam antecipadamente, foi o de sempre: nenhum candidato chegou sequer perto da eleição.

A HISTÓRIA SE REPETIRÁ
Na reunião-jantar, o Prefeito Pasin falou sobre a eleição. Comentou que já tivemos QUATRO DEPUTADOS de Bento Gonçalves: dois estaduais, Antenor Ferrari e Lóris Reali, bem como dois federais, Darcy Pozza e Paulo Mincarone. A região toda, não só Bento, estava representada. Depois disso, com a proliferação de partidos, graças a uma Constituição chinelona, jamais se conseguiu eleger um deputado sequer. Em cada eleição, dezenas de partidos lançavam seus candidatos. Eram onze, doze ou mais candidatos, todos sabendo com antecedência que nem perto do número de votos necessários chegariam, diante da divisão de votos. Gente de partidos de Bento sempre fizeram campanhas para candidatos de fora, objetivando chegar a ter seus próprios “interésses” satisfeitos.
E como será em 2018? Aposto uma água sem gás que teremos mais de DEZ CANDIDATOS E QUE NENHUM SERÁ ELEITO.

TACHÕES NA BR-470
Tenho recebido questionamentos sobre os tachões refletivos instalados na BR-470. A pergunta é: por que no trecho entre Bento e Garibaldi, notadamente no trecho entre a sede da Polícia Rodoviária Federal e o trevo da Telasul os tachões são raros e muito espaçados, enquanto próximo a Carlos Barbosa e descendo até o acesso a Barão, eles estão colocados em largos trechos, inclusive grandes retas, uns próximos aos outros, dividindo adequadamente as pistas? Será que os homens do DNIT não conhecem a BR-470? Não sabem qual o trecho mais perigoso dela? A Polícia Rodoviária Federal, se não o fez, poderia informar aos responsáveis sobre os perigos das “curvas da morte”, não é mesmo?

Últimas

Primeira
Vários vereadores de Bento Gonçalves viajaram para Brasília. Objetivo: fazer um curso. Pergunta: nós, povo, que pagamos essa conta, ficaremos sabendo o que esse curso e esses gastos trarão para o município?

Segunda
Certamente o presidente da Câmara de Vereadores divulgará um relatório sobre os resultados práticos para a população, obtidos com esse curso;

Terceira
O Banco Central reduziu, mais uma vez, a taxa de juros Selic. Caiu de 6,75% para 6,5% ao ano. Que maravilha! Agora os bancos, que já se entupiram de lucros, poderão aumentá-los;

Quarta
Ou será que os juros que cobram dos clientes ficarão iguais aos que eles pagam pelas aplicações e pela poupança (0,38% a.m.)?

Quinta
Os “imbecis” (como os definiu Luiz Fernando Verissimo) ou “inocentes úteis” das redes sociais continuam repassando fake news. Agressões, ofensas, difamações são repassadas como se verdades axiomáticas fossem, inclusive com opiniões “abalizadas”, impunemente. Até quando?

Sexta
O “lanterna azul” escapou do rebaixamento e chega às semifinais do ruralito. Bem mais do que o esperado, não é mesmo, amigos gremistas? O Inter foi eliminado, mas heroicamente e de cabeça erguida;