Realmente, não dá para entender, por quê ainda o nosso gigante continua dormindo no seu berço esplendido. É algo das pessoas no mínimo sensatas, se perguntarem: por que nosso gigante continua dormindo? Estamos e moramos numa região economicamente muito forte, com um potencial humano capaz e com muita capacidade no nosso desenvolvimento econômico, social e turístico. Mas, o nosso gigante continua adormecido, aguardando para ser despertado num amanhã no futuro. Um futuro simplesmente promissor e sem igual, que nos diz e nos aponta para o caminho do turismo sobre os trilhos. Temos que tirar o que está vedando nossos olhos e as nossas mentes.

Pois não estamos enxergando o caminho. Ou então, não queremos ver o que o mundo todo está vendo, principalmente as nações desenvolvidas estão aplicando e expandindo cada vez mais neste segmento. Podemos dizer com todas as letras, só não vê quem não quer. Temos que deixar de lado o nosso individualismo que existe entre as nossas cidades. E sim, de nos dar as mãos, nos unindo entorno do crescimento coletivo, onde todos ganham com o turismo. Um turismo que nos trará muitos benefícios.

Algumas das nossas cidades na Região da Serra estão muito próximas umas das outras, nos proporcionando um deslocamento em poucos minutos ao destino. Portanto, é muito compreensível observarmos que o caminho pelos trilhos nos aproximará ainda mais, nos unirá e nos fortalecerá em todos os sentidos. Tenho a mais absoluta certeza, se fizermos uma pesquisa com as pessoas de Caxias do Sul, Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, seriam unanimes com esta obra. Obra que despertará o nosso gigante. Um gigante que se tornará o nosso aliado, nos obrigando no sentido positivo de nos darmos as mãos em prol do nosso crescimento.

Obrigando-nos a olharmos para o futuro sem medo. A indústria que mais cresce no mundo todo sem chaminé é a indústria do turismo. O caminho está pronto e os trilhos estão ali, só falta vontade política para darmos a partida para um futuro muito promissor. E a população fazer a sua parte, cobrando dos nossos políticos mais empenho no desenvolvimento do turismo em toda a nossa região, para gerarmos mais empregos diretos e indiretos e o crescimento do nosso comércio e o fortalecimento das nossas indústrias.

Dorvalino Sonaglio
Autônomo e leitor do Semanário