As vendas do comércio lojista vem crescendo nos últimos anos em Bento Gonçalves. A afirmação partiu do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Rogério Carbone, que salientou que as vendas do comércio representam 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Dados da Revista Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves demonstra que Bento Gonçalves hoje possui 3.077 estabelecimentos comerciais que representa um faturamento anual de R$ 1,453 bilhões com uma arrecadação mensal de R$ 319 mil. Com este desempenho, a participação econômica do comércio bento-gonçalvense é de 15% na arrecadação total do município. Além disso, hoje a cidade conta com 6.126 trabalhadores formais, representando mais de 10% da população economicamente ativa de Bento Gonçalves. O presidente Marcos Carbone afirmou, durante a sua solenidade de posse realizada na quinta-feira à noite no Dall’Onder Grand Hotel, que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves é hoje a oitava do Rio Grande do Sul, em termos de participação econômica e em número de associados.

A força do associativismo do varejo de Bento Gonçalves se confirma na participação das indicações para o Mérito Lojista 2012, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG), que divulgou os vencedores nesta semana. Nesta edição, foram mais de 400 empresas indicadas, representando 65% do quadro social da CDL, uma marca recorde nos quase 44 anos da entidade. A meta para o próximo ano é atingir mais de 500 indicações, conforme disse o presidente Carbone. Ele salientou que “o varejo demonstra a capacidade do comércio bento-gonçalvense de se adaptar a novos cenários e o seu espírito empreendedor”.

O importante é valorizar o comércio varejista, que vem adotando uma especialização cada vez maior nos últimos anos no Rio Grande do Sul e, consequentemente, em Bento Gonçalves, onde surgem constantemente outros gêneros comerciais em escala de crescimento como, por exemplo, os estúdios de tatuagens e as lojas de produtos com preços fixados em um só valor. Mas, ao mesmo tempo em que os gêneros comerciáveis vão cada vez mais se multiplicando, as chamadas cadeias de lojas vão tomando conta de muitas das áreas tradicionais do comércio varejista, como é o caso dos hipermercados, shoppings, lojas de roupas de grife, as grandes lojas do setor de lanches, entre outras.

Considerada uma das melhores datas do ano para o varejo, a Páscoa e o Dia das Mães devem aquecer o mercado de Bento Gonçalves, eis que as duas datas ocorrem num período de 42 dias, onde sempre existe a expectativa positiva no aumento das vendas. O comércio de Bento Gonçalves precisa disso e de muito mais para continuar evoluindo e fazer frente a evasãoque vem acontecendo com as compras de consumidores em outros municípios.