Quem pensa que aquele sonho de toda menina, de viver um dia de princesa, ao comemorar seus 15 anos, ficou lá para trás na história se engana. Na verdade, mesmo com toda a modernidade e libertação feminina, a festas de aniversário, ou de debutantes estão novamente em alta. Assim, a chegada de uma menina aos 15 anos, sua passagem para a vida adulta, vem sendo comemorada e celebrada em grande estilo. Contudo, para algumas garotas esse sonho pode ficar um pouco distante, pois grandiosas festas possuem um custo elevado. Mas 18 jovens de Bento Gonçalves foram escolhidas para realizarem a tão desejada festa.

A 3ª edição do Sonhos de Menina Moça que está sendo desenvolvido por meio do Gabinete da Primeira Dama com parceria de empresários da cidade, acontecerá hoje, no Ginásio São Bento.

Cynthia Pasin comenta a importãncia de resgatar a tradição dos Bailes de Debutantes. “Eles envolvem a magia e o encanto de comemorar e expor à sociedade o desabrochar das meninas-moças e também é um momento de oportunizar a vivência por jovens adolescentes de baixa renda”, comenta a primeira dama.

As jovens foram selecionadas criteorisamente pelo Gabinete. Precisam estar com 15 anos, ou prestes a completar em 2016, precisavma fazer parte do programa Bolsa Família, além de estarem frequentando regularmente a escola. “Nós mantemos um contato direto com as famílias depois que elas são escolhidas. Não deixamos que o vínculo se perca e, caso elas faltem à escola, ou estejam com a frequência baixa, os pais são chamados, perguntamos o que está acontecendo e já as alinhamos novamente”, acrescenta Cynthia.

A Primeira Dama lembra a importância que a comemoração dos 15 anos tem na vida de cada mulher. “Para essas jovens, o sábado será a concretização de um sonho. De algo que possivelmente elas nunca imaginaram que poderia acontecer. E com a ajuda dos padrinhos e da comunidade conseguimos proporcionar a elas um dia de princesa que inicia no salão de beleza, depois a colocação do vestido até a hora do baile”, salienta.

A noite de sábado promete ser emocionante, não só para as jovens garotas que esperaram tanto por esse dia, pois conforme relato de Cynthia, até os mais experientes não conseguem segurar as lágrimas na hora em que as 18 garotas começam a descer as escadas do São Bento. “No ano passado, um fotógrafo experiente da área de eventos e casamentos comentou comigo que já havia visto de tudo e já estava acostumado a filmar e fotografar momentos marcantes, mas que quando viu o olhar de cada uma quando começaram a entrar no salão e ver que estavam como princesas e suas famílias estavam ali para assisti-las, não conteve o choro”, lembra.

Além do baile, as garotas recebem palestras e participam de encontros para auxiliá-las à encontrarem um emprego. Elas, muitas vezes, são encaminhadas para o Menor Aprendiz e podem seguir carreira e ajudar suas famílias.