A Associação Caminhos de Pedra conta com mais de uma centena de associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, recebe uma visitação média anual de mais de 200 mil turistas. A presidente da Associação Caminhos de Pedra, Graziela Cantelli, revela que mais de 50% dos visitantes vem da cidade. O roteiro também é procurado por pessoas da região de Caxias do Sul e Porto Alegre, além de outros estados. “De janeiro a setembro desse ano já recebemos 240 mil visitantes. Esse número supera todo o ano passado que foi de 209 mil”, compara.

Graziela explica que o mau tempo que começou no mês de setembro prejudicou as visitações. “A divulgação acentuada sobre a crise pelo que o país passa também foi um fator que fez diminuir o fluxo de turistas no segundo semestre”, comenta. Sobre os visitantes estrangeiros ela explica que são poucos. “Quem chega até nós é porque está morando no Brasil, está visitando um familiar ou está a negócios”, destaca. Segundo ela, existe um pouco de dificuldade na comunicação com idiomas como o alemão ou o inglês. “São oferecidos cursos aos empresá- rios conforme as necessidades repassadas por eles mesmos, porém, o de idiomas ainda não está entre os mais pedidos”, salienta Graziela.

Conforme a presidente, a divulgação do Caminhos de Pedra é feita quase que exclusivamente por mídia gratuita: matérias em televisão, jornal, revistas e rádio. “Se um caderno com foco no turismo sobre o local for lançado na sexta ou sábado, no domingo o fluxo de turistas aumenta consideravelmente”. Ela diz que a Secretaria Municipal de Turismo também reforça o turismo em Bento e os resultados são visíveis. “Mesmo assim é muito importante o boca a boca: se uma pessoa vier e aprovar ela já indicará para amigos e familiares”.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 21 de novembro.