O Observatório Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS) divulgou a Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal, referente as atividades do mês de janeiro.  De acordo com o documento apresentado na segunda-feira, 4 de março,  600 novos postos de trabalho foram criados no primeiro mês de 2019. Nessa Carta, seguindo a definição usada pelo sistema do Cadastrado Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os números são apurados, seguindo diretrizes como, início de vínculo empregatício por motivo de primeiro emprego, reemprego, início de contrato por prazo determinado, reintegração ou transferência. Para os demitidos, o relatória analisa ações que apontam fimde vínculo por motivo de dispensa com justa causa, dispensa sem justa causa, dispensa espontânea, fim de contrato por prazo determinado, término de contrato, aposentadoria, morte, ou transferência.

Conforme os números, em Bento Gonçalves, foram abertos 653 postos de trabalho, um acréscimo de 1,66% sobre o total de empregos formais. No período, os setores que mais abriram
vínculos foram o da Indústria de Transformação com 296 ocupações a mais e o de Serviços com 203 vagas adicionadas. O único setor que fechou postos de trabalho foi o da Agropecuária, com quatro vagas encerradas. O saldo acumulado no ano é de 653 novos vínculos.

Nos últimos 12 meses foram abertos 733 postos de trabalho no município, um acréscimo de 1,87%. Nesse mesmo período, os setores que mais criaram ofícios foram o da Construção Civil, com 301 novas vagas, seguido pelo Serviços, com 225 novos vínculos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Extrativa Mineral e o da Agropecuária, com 20 e 14 vínculos encerrados, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Construção Civil, com um acréscimo de 14,59%.

Em Farroupilha, os números apontam que em janeiro, foram abertos 152 vagas formais de trabalho, um aumento de 0,64% sobre o total de vínculos. Os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 174 vínculos abertos, seguido pela Agropecuária, com seis novas vagas. Neste período, os setores que mais encerraram postos de trabalho foram o de Serviços e o Comércio, com 16 e nove vínculos a menos, respectivamente. O saldo acumulado no ano é de 152 postos de trabalho abertos. Nos últimos 12 meses foram fechados 480 vínculos no município, um decréscimo de 1,97%. Nesse mesmo período, o setor de Serviços foi o que mais fechou postos de trabalho, com 267 desligamentos, seguido pelo Comércio, com 96 vínculos encerrados. Não houve nenhum setor que abriu vagas nesse período. O setor que obteve maior crescimento relativo nos últimos 12 meses foi o da Construção Civil, com um acréscimo de 3,65%.