Vinte e oito novos policiais militares que irão reforçar a Brigada Militar a partir deste mês foram formados na tarde desta quarta-feira, 7 de agosto, em Bento Gonçalves. Diversas autoridades civis, militares e religiosas participaram da formatura no pavilhão A do Parque de Eventos Fundaparque. Desde a primeira solenidade, realizada no dia 26 de julho, no Ginásio Gigantinho, na Capital, mais da metade dos dois mil novos soldados, já estão celebrando a conquista.

O ingresso dos formandos do curso superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, iniciado em 12 de novembro do ano passado, vai permitir à corporação manter um efetivo mínimo de cinco PMs em todos os 497 municípios do Estado, além do policiamento 24 horas nas estradas cobertas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Para distribuir o reforço de efetivo, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) elaborou uma estratégia que coloca em prática as premissas de inteligência e investimento qualificado do programa RS Seguro, com adoção de critérios objetivos que priorizam os municípios menos guarnecidos, além das unidades e serviços com maior impacto regionalizado, para otimizar o aproveitamento do reforço.

Durante os últimos oito meses, os concursados frequentaram mais de 1,6 mil horas-aula, em que aprenderam sobre conhecimentos específicos da atividade de policial militar, como direito penal, sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, defesa pessoal, medicina legal e policiamento ostensivo, entre outros temas.

Para concluir o curso, durante os últimos dois meses, fizeram o estágio supervisionado, atuando no policiamento das ruas de diferentes municípios, além de terem composto os efetivos que atuaram na Copa América e em outros eventos especiais.

O curso foi supervisionado pelo departamento de ensino da BM, coordenado pelas escolas de formação e especialização de soldados (EsFES) de Porto Alegre e Montenegro. As aulas foram realizadas na EsFES da capital e nos polos de ensino de Guaíba, Esteio, Novo Hamburgo e no CRBM, em Porto Alegre.

A solenidade da Formatura foi realizada nos pavilhões da Fundaparque e contou com a presença de cerca de 600 pessoas, entre familiares e lideranças locais. Dentre as autoridades militares que participaram da cerimônia estiveram o Coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, o Tenente Coronel Glauco Alexandre Braga, comandante do CRPO/SERRA, e o Coronel Nelson Marinho de Bastos Júnior, Comandante do Exército.

Nesta quarta-feira, além de Bento Gonçalves, Uruguaiana forma novos policiais. No dia 8 de agosto é a vez dos municípios de Igrejinha e Bagé receberem a solenidade. Na sexta-feira, 9 de agosto, os alunos soldados de Osório, Frederico Westphalen, Santana do Livramento e Três Passos recebem a nomeação. No sábado, 10, finalizam as agendas de formaturas em Santa Rosa e Santo Ângelo.

Fotos: Robson Alves/Brigada Militar