A preocupação com a aprendizagem dos estudantes é um dos principais anseios da diretora da Escola Estadual Luiz Fornasier, Maristela Valéria Batisti. Apesar do uso das tecnologias, a educadora afirma que os alunos não possuem interesse no colégio e apenas 5% destes são atraídos pelas atividades propostas em sala de aula.

O colégio localizado no bairro Botafogo atende a 333 estudantes do 1º ao 9º ano, além de 16 crianças da educação infantil em uma sala cedida para o Poder Público Municipal para a Escola Sementinhas. Segundo a diretora, Maristela Valéria Batisti, o primeiro semestre transcorreu tranquilamente. “Não tivemos problemas com os alunos e os recursos humanos atenderam a demanda de trabalho. Estamos bem, perto do que se vê em outras escolas”, compara a educadora.

A instituição se mantém por meio dos recursos de reserva que são destinados a manutenção do colégio. “Porém estamos realizando o básico é mantendo o prédio com estas verbas”, afirma. Mesmo diante das dificuldades, no período das férias escolares de inverno, a direção realizou a troca do telhado e das abas de proteção com as verbas federais, tendo em vista a dificuldade de repasses do Governo do Estado. Já os recursos para a merenda também são oriundos da União.

Um dos projetos que a escola está pleiteando é a construção de uma cozinha. Maristela explica que o colégio não possui um refeitório e a merenda é servida na sala de aula para os educandos. “Queremos fazer a obra, porém necessitamos de um projeto assinado por um engenheiro para apresentar à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e partir daí arrecadar recursos”, revela. Um evento para levantar fundos deverá ser realizado no mês de outubro ou novembro.

O ensino

A instituição de ensino é bem procurada pelos pais e responsáveis dos estudantes. A educadora explica que a localização e a proximidade da parada de ônibus estão entre os motivos. “Sempre temos lista de espera”, comenta.

No entanto, os professores estão cada vez mais preocupados com a aprendizagem dos estudantes.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 17 de agosto.