Os brasileiros tiveram um susto ao receber a conta de energia elétrica. Quem esperava um percentual parecido com o do mês anterior, deparou-se com o temido aumento. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste nas contas de luz, autorizado em fevereiro deste ano para os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, foi, em média, 23,2% mais alto do que no Norte e no Nordeste. Além disso, a conta do mês de abril teve acréscimo de R$ 5,50 a cada 100 quilowatt hora (kWh) consumidos. 

Para gerar mais economia, moradores e empresas de Bento Gonçalves revelam algumas mudanças de hábitos que podem auxiliar a diminuir o custo da conta no final do mês. Paulo Muller, morador do bairro Fenavinho, afirma que o momento é totalmente inoportuno para um aumento na conta de energia elétrica, pois há perdas em todas as áreas. “Tive um aumento de 27,4% na conta, se comparado com o mês anterior, e para tentar diminuir o custo no final do mês evito deixar aparelhos conectados sem estarem sendo utilizados”, afirma.

Uma das administradoras de condomínios do município também aborda algumas mudanças que foram realizadas para diminuir o custo no bolso do consumidor. A empresa Caza informou que a maioria dos locais atendidos trocou as lâmpadas tradicionais pelas de LED, o que gerou um resultado eficaz. Em um dos condomínios, que pagava mais de mil reais por mês, houve uma diminuição 20% no valor final após a troca, realizada nos últimos três meses.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 9 de maio.