O contribuinte gaúcho vai precisar mexer novamente no bolso. As contas de energia elétrica sofrerão novo reajuste a partir do dia 19 de junho. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que aprovou na terça-feira, 11, um reajuste de 3,61% para municípios com cobertura da RGE Sul e 6,19% para moradores de cidades cobertas pela RGE. No total, serão mais de 2,87 milhões de residências, aproximadamente sete milhões de contribuintes afetados em 381 municípios do estado.

Em 2018, o grupo que controla das duas distribuidoras de energia no RS, a CPFL Energia, havia anunciado a incorporação da RGE pela RGE Sul. Com essa junção, 65% do território gaúcho é atendido pela companhia.

Segundo a Aneel, cálculo foi baseado na compensação de valores

Conforme a Agência reguladora, ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Aneel considerou variação de custos associados à prestação do serviço. O índice de reajuste da RGE Sul foi positivo, principalmente, pelos impactos dos custos com aquisição de energia e dos componentes financeiros que tratam da compensação dos valores de compra de energia do último processo tarifário.

Em nota, a agência defendeu a autorização. “O resultado do Reajuste Tarifário Anual da RGE Sul considerando o agrupamento das duas áreas de concessão originais levou a uma unificação tarifária que conduz a efeitos médios específicos a serem percebidos pelos consumidores, conforme a tarifa da distribuidora anterior responsável pelo atendimento. Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores”, explica.