Após inúmeros adiamentos, o novo presídio de Bento Gonçalves foi finalmente inaugurado. Localizado na Linha Palmeiro, o espaço é entregue à comunidade com a promessa de um prédio digno para cumprimento da pena e empenho do estado na ressocialização dos presos. O ato aconteceu na manhã da quinta-feira, 3, e contou com a presença do governador Eduardo Leite, que destacou a importância do esforço dos agentes penitenciários no cumprimento da nova proposta da casa prisional.

Leite afirmou que o cumprimento da sentença penal não tem só caráter punitivo, deve ser direcionado para que se recupere o preso, garantindo que ele possa voltar ao convívio social. “A ressocialização é necessária, pois é uma falha nossa enquanto sociedade. Quando não se proveu a educação básica, não se preveniu, não se melhorou o ambiente daquela criança, que se tornou um jovem sem oportunidades, que se viu seduzido pelo que o crime poderia oferecer e a economia não lhe proporcionou emprego. A condição que levou essa pessoa até a criminalidade é uma falha coletiva. Devemos todos trabalhar pela reinserção”, destacou.

O governador disse ainda que, para o trabalho de reinserção, é preciso uma estrutura digna, mas o protagonismo será dos agentes penitenciários. Leite foi aplaudido pelos presentes na cerimônia quando garantiu que o prédio que abriga o atual presídio será demolido. “Vamos transformar em algo novo, para que aquele espaço possa ser convertido para o bem da sociedade de Bento, honrando o compromisso do estado com a prefeitura”, destacou.

“Uma casa de reciclagem de trajetórias humanas”

O secretário da Administração Penitenciária, César Faccioli, disse que a casa prisional garante uma dinâmica real de ressocialização. “Essa inauguração é o produto de uma convergência muito importante, que acontece para que o presídio de Bento seja aquilo que todos sonhamos. Essa obra vai se revelar uma entrega concreta à sociedade, especialmente se os operadores do sistema conseguirem realizar a dinâmica de trabalho proposta”, analisa.

Ele destacou que a nova penitenciária vai ter um sistema dinâmico, com referênciais com base no Presídio de Canoas. “É muito importante que, a partir de espaços novos como esse, tenhamos trabalhos que permitam que isso aqui não seja apenas um local de contenção, mas uma casa de reciclagem de trajetórias humanas. Em breve, se Deus quiser, teremos a operação de um espaço fabril de produção de suco de uva e uma fábrica de papel. Outros espaços possíveis estão com negociações já praticamente consumadas”, ressalta.

César da Veiga, superintendente da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), destacou que o processo de ocupação do novo presídio já está planejado, ocorrerá gradativamente e deve ser finalizado ainda nesse mês. “O sistema utilizado aqui é a total presença do estado, fornecendo uniforme, material de higiene, alimentação. Também será empregada tecnologia, como scanner corporal e, no primeiro semestre do ano que vem, vamos implantar bloqueador de sinal de celular”, destaca.

“Serei o primeiro a levantar uma marreta”

O prefeito Guilherme Pasin comemorou a inauguração do novo prédio e enfatizou que agora há um espaço digno para o cumprimento da pena. “Como estado devemos permitir um processo de reinserção a todos aqueles que cometeram algum equívoco. Aquela casa no centro pode servir para absolutamente tudo, menos para um processo de ressocialização”, declarou. Sobre o prédio que abriga a atual cadeia, ele disparou: “tão logo o último apenado venha para cá, eu serei o primeiro e levantar uma marreta. Convoco a nossa comunidade a derrubar os muros”, concluiu. Ele também garantiu que a estrada que dá acesso ao presídio será pavimentada ainda neste trimestre.

De acordo com o futuro secretário municipal de Segurança, capitão Diego Caetano, já foi acordado com o estado que o terreno onde está a atual casa penitenciária, no centro da cidade, será dado em permuta para se construir uma central de polícia, que irá reunir as delegacias civis e o Instituto Geral de Perícias. “O terreno é da prefeitura e será doado ao estado. Foram apresentadas opções aos delegados e eles optaram por uma área localizada no bairro Planalto, que fica próxima ao poder judiciário e Ministério Público”, explica.

Fotos: Elisa Kemmer