O novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves foi entregue à comunidade na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro e contou com a presença do governador Eduardo leite, o vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Junior, o prefeito Guilherme Pasin, o secretário de Estado da Administração Penitenciária, César Faccioli e o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga. A obra, que tem a capacidade de receber 420 detentos, localizada em Linha Palmeirinho, bairro Barracão, interior da cidade foi entregue após diversos adiamentos ao longo do cronograma inicial.

A estrutura, que já abriga 10 presos, deverá, gradativamente, receber todos os apenados em até 30 dias, de acordo com a administração da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A construção da nova casa prisional ocorreu através da permuta de bens inservíveis por área construída. Por meio deste sistema, a empresa realizou a troca do terreno do atual presídio, no centro da cidade e duas áreas que pertencem ao Estado. Além disso, o município de Bento realizou a doação ao Estado da área de 143,750 mil metros quadrados, onde foi construída a nova casa prisional. O valor investido na obra foi superior a R$ 30 milhões.  

Durante a solenidade, o prefeito Guilherme Pasin destacou a confiança do governo estadual ao abraçar o projeto e sobre o principal objetivo da nova casa prisional, que, segundo Pasin, é o de reinserir presos ao convívio social, após o cumprimento das penas. “Nós estamos falando de seres humanos, que erraram, e nós como Estado precisamos oportunizar a segunda chance. E nós precisamos dar a oportunidade para que estes voltem a vida social. Aquele presídio que está no centro da cidade pode prestar para absolutamente tudo, menos para um processo de ressocialização”, ressalta. Conforme Pasin, o acesso ao novo presídio será pavimentado ainda este ano.

O complexo também conta com ambulatório, refeitório, módulo para revista, oficina de trabalho, sala psicossocial, lavanderia e área administrativa. Em seu pronunciamento, o governador do RS, Eduardo Leite garantiu a demolição do presídio na área central da cidade. “Afirmamos também prefeito Pasin, que estamos juntos para que o espaço do antigo presídio seja demolido e transformado em um novo local para a sociedade. Esse é o compromisso assumido pelo Estado com o Município de Bento Gonçalves”, afirma.

Fotos: Elisa Kemmer e José Martim Estefanon