Com cerca de 400 metros quadrados divididos em dois andares, o novo posto da Polícia Rodoviária Estadual de Farroupilha (PRE) foi apresentado ao público na segunda-feira, 9. Localizada no quilômetro 60 da ERS-122, entre a Tramontina e o shopping atacadista Golden Center, a obra deve custar R$ 1,7 milhão. O comandante do grupamento, tenente Marcelo Stassak, diz que agora é preciso unir esforços e ver de onde virão os recursos.

O terreno para a construção foi doado pela Tramontina. A captação do valor necessário deve ocorrer através do programa Piseg, no qual os empresários podem destinar 5% do imposto devido ao estado para projetos de segurança, juntamente com o poder público de Farroupilha. Stassak diz que a necessidade de uma nova da sede para a PRE ocorreu devido à transferência do trevo de acesso à Forqueta para frente do atual posto.

De acordo com o comandante, é uma reorganização. “Nós já tínhamos essa deficiência em estrutura e a situação se complicou pela característica que ficou aqui no entorno, com esse novo trevo. O prédio atual é uma sobra da CONVIAS, não foi projetado para uma atividade de polícia”, pontua.

Outro fator apontado pelo tenente é a característica geográfica da rodovia e o fluxo de veículos. Ele ressalta que o novo endereço vai se localizar em uma área de convergência de duas vias, a ERS-122 e a RSC-453. Sem definição de onde virão os recursos necessários, ainda não há definição de quanto a nova sede pode se tornar realidade, mas a expectativa de Stassak é que na metade de 2020 já se tenha algo definido. Agora o projeto deve passar por aprovação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER).

Salas e equipamentos adequados

Segundo Stassak, a nova estrutura deve contar com todas as ferramentas necessárias para o trabalho policial, que não existem na atual estrutura, como balança, para realizar o controle de peso, e heliponto, para dar apoio ao batalhão de aviação no atendimento de ocorrências. “Logo será implantado o cercamento eletrônico em Farroupilha, então vamos contar com espelhamento das câmeras no local”, afirma.

O prédio ainda terá espaço de plantão para atendimento ao público, um local para comportar o efetivo do batalhão de aviação, assim como para as atividades administrativas da PRE, sala de reunião e dormitórios com vestiários para os militares. “Não se pode falar de prazos, mas teríamos uma certa urgência para que isso acontecesse”, finaliza o tenente.