O Vale dos Vinhedos é sempre um convite a viver novas experiências. A cada estação, o roteiro enoturístico mais charmoso do Brasil se renova e lança novidades que colocam à prova os sentidos. A nova sensação é o Wine Garden, um motorhome adaptado, que oferece serviço de alimentação e bebidas com espaço kids, além da venda de vinhos e espumantes em taça, um ambiente exclusivo e integrado à natureza. A novidade chega para inovar e completar um cardápio de experiências a todos que visitam o Vale.

A novidade, apresentada pelo Grupo Miolo, segue o conceito dos wine trucks e wine bars, unindo vinho, gastronomia e natureza. O wine bar móvel, montado no jardim à beira do lago, atrás do varejo da vinícola, segue paralelo ao vinhedo do lendário Lote 43, onde a família iniciou sua história no Brasil e que hoje, em safras excepcionais, responde pelo vinho ícone da empresa.

Ao ar livre, o Wine Garden é uma proposta que estimula os sentidos, proporcionando uma vivência de consumo de maneira informal. A experiência pode ser vivida na vinícola nos finais de semana e feriados, das 10h às 18h30min. No serviço, sanduíches especiais, quiches da estação, pães de queijo e brusquetas, a maior parte elaborada com produtos orgânicos da própria horta. Seguindo o conceito de “arquitetura efêmera”, o projeto poderá ganhar cenários diferentes conforme a estação do ano, mas sempre de forma descontraída. Por ter uma estrutura portátil, também tem vida itinerante, podendo surpreender em feiras e eventos em outros locais.

Assim como a Miolo, outras vinícolas, restaurantes, hotéis e pousadas que integram o roteiro apostam em atrações diferenciadas, levando o turista a viver experiências que vão muito além da taça. Para o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Márcio Brandelli, o incremento dos atrativos é o que oxigena o Vale, aliado a qualidade dos vinhos e espumantes. “Cada associado reserva peculiaridades que surpreendem os visitantes. A autenticidade e a criatividade de cada um são fundamentais para formar essa mistura bem acabada que é o enoturismo”, destaca.

Atrativos consolidados

De janeiro a março, por exemplo, quando o Vale vive a colheita da uva, as atrações são muitas. É possível viver a vindima na Casa Valduga, passando um dia inteiro na vinícola e desfrutando da rotina que a estação proporciona. E para quem deseja ir além e colher uvas à noite, a Vinhos Larentis oferece essa oportunidade com a Colheita Noturna, assim como o Piquenique nos Vinhedos, este o ano todo. As experiências incluem, ainda, cursos de degustação em diversos locais como a Vinícola Aurora e o Hotel Villa Michelon, degustações verticais como a que a Pizzato Vinhas e Vinhos está oferecendo ou ainda a de vinhos Premium da Lídio Carraro, e contação de histórias na Vinícola Torcello, com o escritor Remy Valduga.

Outro grande sucesso do roteiro junto aos visitantes é o atendimento feito pelo próprio dono nas cantinas familiares. A visita guiada seguida por degustação é oferecida em todas as vinícolas nas quatro estações. Os restaurantes acompanham o clima, oferecendo refeições harmonizadas com pratos que celebram o período do ano. Já os hotéis e pousadas apostam em pacotes especiais que garantem ao turista boas experiências, conforto e tranquilidade. É o caso do SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, que montou o pacote Festa da Colheita com Prima Colazzione (café da manhã típico colonial), seguida por colheita, pisoteio, degustação do primeiro vinho e almoço típico ao ar livre, entre outras surpresas.