Um novo aparelho de ressonância magnética deverá prestar atendimento aos pacientes de pelo menos 15 municípios da região. É o que aponta o Hospital São Pedro, de Garibaldi, que realizou a compra do equipamento alemão, de última geração, que custou cerca de U$$ 600 mil.

A expectativa, segundo a casa de saúde, é que o funcionamento do aparelho comece a partir de agosto. Conforme a direção do hospital, o equipamento poderá realizar até 80 exames por dia para o Sistema Único de Saúde e rede particular. No entanto, a expectativa, num primeiro momento, é atender uma demanda de aproximadamente 30 procedimentos diários.

Sendo o primeiro equipamento de modelo Magnetom Sempra, da marca Siemens, no Rio Grande do Sul, a estrutura totalmente digital chegou à Garibaldi já preparado para atender o perfil epidemiológico dosa pacientes da região. É o que aponta o diretor administrativo da casa, Rangel Carissimi.
Outro benefício apresentado é o de facilitar a identificação do câncer de próstata em pacientes, pois o novo equipamento, possui um software que facilita a visualização. Além disso, unido imagens realizadas no aparelho e no sistema de ultrassonografias, poderá haver redução ou até mesmo, evitar a realização de biópsias, afirma o diretor do hospital.
Foto: Divulgação HBSP