NOVIDADE?
Já se tornou rotina o noticiário e as imagens de tragédias pela força da natureza, notadamente, nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. As causas, múltiplas, são apontadas pelos estudiosos, e a maioria das quais podem ser atribuídas à ação dos seres humanos que destroçam o meio ambiente. Mas, uma delas chama a atenção. O ecologista, ex-vereador, ex-secretário do meio ambiente e ex-presidente da Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural – ABEPAN –, já falecido, Luiz Augusto Signor, afirmava, insistentemente, que o asfalto que tomava conta das cidades impermeabilizava o solo e poderia causar sérios problemas. Passou décadas dizendo isso. Certamente, não era o único a constatar isso e advertir. Mas, todos ignoraram, solenemente.

SÓ PRA QUEM QUIS!
Sim, as tragédias só são novidade para os que quiseram ignorar todas as advertências dos ecologistas e estudiosos no assunto. A impermeabilização do solo das cidades e a destruição das matas e florestas nas encostas dos morros são causas principais delas, obviamente aliadas à construção irregular de moradias nesses locais. Mas, o que sempre fizeram as “autoridades competentes”? Simples, fechavam os olhos porque consideram “menos oneroso” permitir essas flagrantes invasões.

E AGORA?
Claro, a política habitacional para os pobres sempre foi uma “dor de cabeça”. Afinal, promover ações sociais é considerado “assistencialismo”, “populismo” e coisas do gênero pelos “jênios” defensores do capitalismo selvagem que domina o mundo, orquestrado por algo em torno de cem “riquinhos”, o que já foi amplamente comprovado. Não há, pois, como protelar a tomada de medidas SOCIAIS e estruturais que se impõem diante de tantas tragédias. Conseguirá o capitalismo selvagem impedi-las, lhes tirando as “benesses” que exigem? Quem viver, verá!

RANOLFO E NADINE
Nesta segunda-feira, o Centro da Indústria, Comercio e Serviços – CIC/BG, marcou importantíssimo tento ao convidar e trazer para Bento Gonçalves o vice-governador e secretário da segurança do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, juntamente com a Delegada Chefe da Polícia Civil, Nadine Tagliari Farias Anflor. As duas autoridades da segurança pública falaram e ouviram, com a presença das altas autoridades locais e regionais do setor, as ações que Bento Gonçalves tem tomado. Os resultados da aliança entre a comunidade, entidades – como o CIC/BG -, Poder Público Municipal e o CONSEPRO lhes foram mostrados, provando, com números, o quanto tem sido feito.

REIVINDICAÇÕES
O CONSEPRO apresentou o balanço de suas ações em 2018, comparando-as com anos anteriores e, em conjunto com o CIC/B e Prefeitura Municipal, foram entregues ao Secretário Ranolfo e a Chefe de Polícia Nadine, as reivindicações de Bento Gonçalves no sentido de ampliar a nossa segurança pública. O presidente do CIC/BG, Elton Gialdi, o presidente do CONSEPRO, Carlos Zortea e o Prefeito Guilherme Pasin, foram eloquentes na solicitação da atenção do governo do Estado para com Bento Gonçalves, notadamente na ampliação do número de policiais civis e militares que nos protegem.

CAUSA E EFEITO
O presidente Zortea, do CONSEPRO, apresentou a campanha que está sendo deflagrada pela entidade. Zortea disse que “Nosso desafio enquanto entidade é muito grande e vai além das questões operacionais, de efetivo, e de infraestrutura. Elas são necessárias, mas são apenas uma parte da solução do problema da segurança. O Consepro quer estender sua atuação para combater suas raízes. Essa missão envolve um sólido trabalho de educação, de conscientização de todas as classes sociais, de jovens e de adultos”.

CAMPANHA
Traduzindo: Devemos combater as causas, ou seja, o CONSUMO DE DROGAS, o que reduzirá o efeito, que é a CRIMINALDADE pelo tráfico. A campanha do CONSEPRO tem como título: “QUEM VOCÊ QUER MATAR HOJE?” Mais claro que isso, impossível! Parabéns ao CIC/BG, Prefeitura e CONSEPRO pelas ações! Nós todos, interessados diretamente na nossa segurança, temos o dever de fazer a nossa parte, colaborando com o pagamento da área azul, com a conscientização de amigos e familiares quanto ao consumo de drogas, com nosso apoio à policia civil e Brigada Militar, com o CONSEPRO. E, claro, pressionar para que o Secretario nos conceda um aumento no efetivo local da segurança, polícia civil e BM.

ÚLTIMAS

Primeira: ROMILDO BOLZAN JÚNIOR, Presidente multicampeão do Grêmio, será o palestrante da reunião-jantar promovida pelo CIC/BG, no dia 25 de abril. É bom reservar com antecedência, porque o CIC estará lotado, certamente;

Segunda: O tema que será abordado por Romildo Bolzan será “GESTÃO E FUTEBOL”. Foi eleito vereador, vice-prefeito e prefeito de Osório, RS. Em 2015 foi eleito presidente do Grêmio, reeleito em 2016 e, certamente, será reconduzido em 2019. Seis faixas de campeão no peito nesse período. Um currículo invejável!

Terceira: Interessantíssimo: as estatais “deficitárias” que o governo do Estado quer vender têm muitos interessados. Ué! Interessados nos prejuízos ou nos lucros que terão, bastando uma gestão responsável, por quem entende e não por políticos “indicados”?

Quarta: E, também muito interessante, por que será que o BNDES financia os compradores dessas estatais? Será que é porque elas são vendidas SEM o passivo?

Quinta: O Esportivo foi o melhor time da primeira fase da divisão de acesso. Neste domingo enfrentará o Lajeadense, jogo de ida, em Lajeado. Campanha exemplar;

Sexta: O Grêmio conquistou o Ruralito de forma invicta e levando um gol na competição, feitos históricos. Agora irá ao Paraguai para, em jogo de superação, tentar a classificação na Libertadores. Conseguirá? A conferir!

Sétima: Inter valorizou sobremaneira a conquista do Grêmio. E as torcidas mostraram ao Brasil que é, sim, possível se fazer futebol com civilidade. Parabéns aos gremistas e colorados!